Histórias em quadrinhos na robótica educacional: possibilidades e limites da politecnia no ensino médio integrado

Autores

  • Marcelo de Godoy Domingues IFSP - São Carlos
  • Juliana Cristina Perlotti Piunti IFSP - Sertãozinho

Palavras-chave:

Histórias em quadrinhos, Robótica educacional, Politecnia.

Resumo

Este trabalho examina a experiência de integração curricular no ensino médio usando histórias em quadrinhos - HQs em um projeto de ensino de robótica educacional. Realizada no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, campus São Carlos, a pesquisa acompanhou e analisou um projeto de ensino na perspectiva do currículo integrado. Para tanto, foram elaborados materiais didáticos usando HQs de modo a problematizar a prática da robótica e a convergir essa prática a outras áreas, como filosofia e sociologia. A análise recorre aos autores que debatem educação profissional e formação omnilateral. Concluiu-se que os materiais didáticos elaborados possibilitaram a integração curricular e permitiram discutir as contradições entre a formação para a polivalência e politecnia. Neste sentido, sob a égide do neoliberalismo e as ameaças da pedagogia das competências, evidencia-se as possibilidades de práticas educativas na educação profissional pautadas em perspectiva crítica.

Biografia do Autor

Marcelo de Godoy Domingues, IFSP - São Carlos

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT - IFSP. Professor de Filosofia do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP - Câmpus São Carlos atuando no Ensino Médio Integrado e na Especialização em Educação - Ciência, Tecnologia e Sociedade. Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), Licenciatura em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos (2009) e Especialização em Ensino de Filosofia pela Universidade Cândido Mendes (2013). Tem experiência como professor de Filosofia e Sociologia nas redes municipal, estadual, federal e particular, e pesquisas na área de Sociologia, Filosofia, Ensino e Educação com ênfase em Histórias em Quadrinhos, Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Médio Integrado e Politecnia.

Juliana Cristina Perlotti Piunti, IFSP - Sertãozinho

Bacharel (UFSCar) e licenciada (UNESP - Araraquara) em Ciências Sociais, Doutora em Educação pela UFSCar (2015); atualmente é professora EBTT (educação básica, técnica e tecnológica) de Sociologia no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Campus Sertãozinho

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