Da ponta do lápis às redes sociais: argumentação e autoria em discurso

Autores

  • Valéria Fernandes Turci FFCLRP/SP

Palavras-chave:

Palavras chave, Argumentação. Autoria. Discurso. Educação.

Resumo

­­­RESUMO Os gêneros digitais têm ganhado gradativamente mais destaque na comunicação, e muitos adolescentes acessam canais de vídeo no YouTube para visualizar resenhas de booktubers sobre livros. Com base nisso, o objetivo deste trabalho foi colocar, no contexto escolar, essa nova prática de letramento em discurso, com o intuito de possibilitar não só o incentivo à leitura, mas também a análise dos gestos argumentativos e os indícios de autoria presentes nas formulações dos sujeitos-alunos no espaço virtual, na sala de aula e para além dela. Considerando que as novas tecnologias, principalmente a internet, têm produzido mudanças na sociedade contemporânea e, portanto, na constituição dos sujeitos-alunos, decidimos investigar se o espaço virtual é um meio facilitador para o desenvolvimento da argumentação e se o discurso realizado nesse espaço indicia marcas de autoria. Para estabelecermos um contraponto com essa proposta, realizamos também debates orais em sala de aula a partir de pontos polêmicos do livro Capitães da Areia, de Jorge Amado. Para o desenvolvimento da pesquisa, nossa referência teórica é a Análise do Discurso, fundada por Michel Pêcheux. Nosso corpus está composto por transcrições de debates orais e de vídeos com resenhas literárias dos livros Extraordinário e A Rainha Vermelha, elaboradas pelos sujeitos-alunos da pesquisa - estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Ribeirão Preto/SP. Os resultados de nossas análises demonstram que o discurso dos sujeitos-alunos aponta marcas de autoria e argumentação quando as condições de produção para leitura e interpretação sustentam-se na autorização para a disputa dos sentidos, seja no contexto escolar, seja no espaço virtual. Portanto, não é o ambiente que determina a prática da argumentação e autoria, mas sim o modo como sujeitos e sentidos são constituídos. 

Biografia do Autor

Valéria Fernandes Turci, FFCLRP/SP

Professora de Língua Portuguesa da rede municipal de  ensino de Ribeirão Preto/SP. Mestra em Educação pela FFCLRP/USP

Referências

ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. São Paulo: Martins Fontes, 1974.
AMADO, J. Capitães da Areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
CANDIDO, A. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários escritos. São Paulo: Duas cidades; Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004, p. 169-191.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999
DIAS, C. Análise do discurso digital: sujeito, espaço, memória e arquivo. Campinas: Pontes, 2018.
FERNANDES, C. A. Análise do Discurso: reflexões introdutórias. São Carlos: Claraluz, 2008.
FIORIN, J. L. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2015.
FOUCAULT, M. O que é um autor? In: FOUCAULT, M. Ditos e escritos: estética – literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001, p. 264-296.
GINZBURG, C. Sinais: Raízes de um Paradigma Indiciário. In: GINZBURG, C. Mitos, Emblemas, Sinais: Morfologia e História. São Paulo: Companhia das Letras, 1980, p. 143-179.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34: 1999.
MOSCA, L. L. S. (org.) Retóricas de ontem e de hoje. São Paulo: Humanitas Editora, 2004.
ORLANDI, E. P. Discurso em Análise: sujeito, sentido de ideologia. 3ª ed. Campinas: Pontes Editores, 2016.
ORLANDI, E. P. Discurso e Leitura. 9º ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012.
ORLANDI, E. P. Análise de discurso. In: ORLANDI, E. P.; LAGAZZI-RODRIGUES, S. (Orgs.), Introdução às ciências da linguagem – discurso e textualidade. Campinas: Pontes Editores, 2010, p. 11-31.
ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. 9ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012.
ORLANDI, E. P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1996.
PACÍFICO, S. M. R. Argumentação e autoria nas redações de universitários: discurso e silêncio. Curitiba: Appris, 2012.
PACÍFICO, S. M. R. O direito à argumentação no contexto escolar. In: PIRIS, E. L.; OLÍMPIO-FERREIRA, M. Discurso e argumentação em múltiplos enfoques. Coimbra – Portugal: Grácio Editor, 2016, p. 192-212.
PÊCHEUX, M. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, E. P. (Org.) Gestos de leitura: da história no discurso. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997, p. 57-67.
PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp, 2014.
PÊCHEUX, M.; FUCHS, C. A propósito da análise automática do discurso: atualização e perspectivas (1975). In: GADET, F.; HAK, T. (Orgs.) Por uma análise automática do discurso: Uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora da Unicamp, 2010, p. 159-250.
PÊCHEUX, M.; FUCHS, C. Análise Automática do Discurso (AAD – 69) (1969). In: GADET, F.; HAK, T. (Orgs.) Por uma análise automática do discurso: Uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora da Unicamp, 2010, p. 59-106.
PFEIFFER, C. C. Que autor é este? 1995. 146f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP.
PIRIS, E. L.; OLÍMPIO-FERREIRA, M. Discurso e argumentação em múltiplos enfoques. Coimbra – Portugal: Grácio Editor, 2016.
POSSENTI, S. Questões para analistas de discurso. São Paulo: Parábola, 2009.
RODRIGUES, A. Escrita e autoria: entre histórias, memórias e descobertas. Campinas: Mercado das Letras, 2011.
TURCI, Valéria Fernandes. Literatuber. Ribeirão Preto, 2018. Disponível em: http://literatuber.com.br/. Acesso em: 14 mar. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Artigos Científicos