A arte como um convite para outras urbanidades

Autores

  • Camila Nolasco Universidade Federal de São João del Rei

Palavras-chave:

Métodos de Ensino-Aprendizagem, Ensino, Participação popular, Transdisciplinaridade, Método, Arte, Urbanidade, Planejamento urbano.

Resumo

O presente trabalho apresenta discussões que embasaram a criação de uma instalação coletiva abordando questões ligadas à arte, urbanidade, sustentabilidade e algumas discussões teóricas sobre o método, o processo de criação em arte, a transdisciplinaridade e suas relações com ArteCiência. Como estes debates resultaram na criação da obra e quais debates a obra instiga num segundo momento, como a questão do observador como parte da própria obra, cuja qual só acontece em sua totalidade quando há essa interação. Tem-se como pergunta guia para a discussão a questão da possibilidade de corpos diferentes habitarem o mesmo espaço em harmonia, sendo esses corpos pessoas, coisas, e até mesmo lugares, tanto na escala do evento artístico, da efemeridade, quanto na escala da cidade. A experiência de desenvolver esta obra abre novas possibilidades de pensar, de ver e, consequentemente, de fazer, tanto no campo das artes como no campo do planejamento urbano.

Biografia do Autor

Camila Nolasco, Universidade Federal de São João del Rei

Pós-graduação em andamento no Programa Interdepartamental de Pós-graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (PIPAUS), pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela mesma instituição.

Referências

NICOLESCU, Basarab, O Manifesto da Transdisciplinaridade. Triom: São Paulo, 1999.

NOLASCO, Camila; SILVA, Deborah; SANTOS, Annakelly. APARTE. 2019. Ficha técnica - IV Mostra Vestígios, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (coleção Leitura)

FEYERABEND, Paul. Contra o Método. 3ªed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.

SILKE, Kapp; BALTAZAR, Ana Paula. Por uma arquitetura não planejada: o arquiteto como designer de interfaces e o usuário como produtor de espaços. Impulso, v. 17, p. 93-104, 2006.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Artigos Científicos