EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E PESQUISA NA AMAZÔNIA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL?
Palavras-chave:
educação, pesquisa, ciência, saberesResumo
As discussões realizadas nesse artigo estão centradas no tripé educação, ciência e pesquisa na Amazônia, com reflexões sobre as práticas educativas efetivadas, sobretud, em escolas multisseriadas ribeirinhas na região do Marajó. Como parte do contexto, em torno do qual gira nosso debate, ocupamos alguns espaços para tratar sobre os saberes privilegiados na academia e na escola, da produção de conhecimento, refletindo sobre possíveis alternativas de caminhar em uma nova e ou outra direção.Referências
ALMEIDA, Maria da Conceição de. Ensinar a condição humana. In: Eccos. Revista Científica do Centro Universitário Nove de Julho – Complexidade e Educação. n. 2. vol. 2. São Paulo: UNINOVE, dez 2000.
ALVES, Rubens. Filosofia da Ciência: Introdução ao jogo e as suas regras. 13ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2008.
_____________. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. 19ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2008.
AYALA, M.; AYALA, M.I.N. Cultura popular no Brasil: perspectiva de análise. São Paulo: Ática, 1987. Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, n. 21, p. 56-63, 1986.
BENTO, Jorge Olímpio. Formação de Mestres e Doutores: Exigências e Competências. Belo Horizonte: Casa da Educação Física, 2008.
DEMO, Pedro. Ironias da Educação – mudança e contos sobre mudança. Rio de Jeneiro: DP&A, 2000b.
___________. Educar pela Pesquisa. 8ª ed. Campinas. São Paulo: Autores Associação, 2007.
JÚNOR, João-Francisco Duarte. O que é realidade. 10ª. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. Traduzido por Beatriz Vianna Boeira; Nelson Boeira. Revisão Alice Kyoko Myashiro. Produção Plínio Martins Filho. São Paulo: Perspectiva, 1982. (Coleção debates). Título original: The structure of scientific revolutions.
LIMA. Sueli Azevedo de Souza da Cunha. Gestão da Escola: uma construção coletiva – superando conflitos e rompendo com a rotina burocrática. In Revista Brasileira de Política
e Administração da Educação – RBPAE. Porto Alegre v. 15, n. 2 p. 209-211, jul./dez.1999
LOPES, Alice Cassimiro. Saberes em relação aos quais o conhecimento escolar se constituiu. In: ______. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 1999. p. 103- 155.
MOREIRA, Antônio Flávio e SILVA, Tomas Tadeu da, (Orgs.) Currículo, cultura e sociedade. 3ª ed. São Paulo: Cortez editora,1999.
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Cartografias Ribeirinhas:
saberes e representações sobre práticas sociais cotidianas de alfabetizandos amazônidas. Belém: CCSE-UEPA, 2004.
SAINT-ONGE, Michel. O Ensino na Escola: o que é, como se faz. 2ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2001.
SANTOS, Boaventura de Souza, MENESES, Maria Paula G. et all. Para ampliar o cânone da ciência: a diversidade epistemológica do mundo. In Semear outras soluções: os
caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Edições Afrontamentos.
SILVA, Tomas Tadeu da, (Org.) Alienígenas na Sala de Aula:
uma introdução aos estudos culturais em educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1995. SIMÕES, Denise e MOTA JR, William. O lugar de São Domingos do Capim: formação histórica e geográfico-espacial. In: OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de (Org). Saberes e representações sobre práticas
sociais cotidianas de alfabetizandos amazônidas. Belém-Pará: CCSE-UEPA, 2004.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 15ª ed. São Paulo: Libertad Editora, 2006. – (Cadernos Pedagógicos do Libertad; v. 1)
________________, Coordenação do Trabalho Pedagógico: do Projeto Político-Pedagógico ao cotidiano da sala de aula, 7ª ed. São Paulo: Libertad Editora, 2006. (Subsídios Pedagógicos do Libertad; 3).
ALVES, Rubens. Filosofia da Ciência: Introdução ao jogo e as suas regras. 13ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2008.
_____________. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. 19ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2008.
AYALA, M.; AYALA, M.I.N. Cultura popular no Brasil: perspectiva de análise. São Paulo: Ática, 1987. Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, n. 21, p. 56-63, 1986.
BENTO, Jorge Olímpio. Formação de Mestres e Doutores: Exigências e Competências. Belo Horizonte: Casa da Educação Física, 2008.
DEMO, Pedro. Ironias da Educação – mudança e contos sobre mudança. Rio de Jeneiro: DP&A, 2000b.
___________. Educar pela Pesquisa. 8ª ed. Campinas. São Paulo: Autores Associação, 2007.
JÚNOR, João-Francisco Duarte. O que é realidade. 10ª. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. Traduzido por Beatriz Vianna Boeira; Nelson Boeira. Revisão Alice Kyoko Myashiro. Produção Plínio Martins Filho. São Paulo: Perspectiva, 1982. (Coleção debates). Título original: The structure of scientific revolutions.
LIMA. Sueli Azevedo de Souza da Cunha. Gestão da Escola: uma construção coletiva – superando conflitos e rompendo com a rotina burocrática. In Revista Brasileira de Política
e Administração da Educação – RBPAE. Porto Alegre v. 15, n. 2 p. 209-211, jul./dez.1999
LOPES, Alice Cassimiro. Saberes em relação aos quais o conhecimento escolar se constituiu. In: ______. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 1999. p. 103- 155.
MOREIRA, Antônio Flávio e SILVA, Tomas Tadeu da, (Orgs.) Currículo, cultura e sociedade. 3ª ed. São Paulo: Cortez editora,1999.
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Cartografias Ribeirinhas:
saberes e representações sobre práticas sociais cotidianas de alfabetizandos amazônidas. Belém: CCSE-UEPA, 2004.
SAINT-ONGE, Michel. O Ensino na Escola: o que é, como se faz. 2ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2001.
SANTOS, Boaventura de Souza, MENESES, Maria Paula G. et all. Para ampliar o cânone da ciência: a diversidade epistemológica do mundo. In Semear outras soluções: os
caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Edições Afrontamentos.
SILVA, Tomas Tadeu da, (Org.) Alienígenas na Sala de Aula:
uma introdução aos estudos culturais em educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1995. SIMÕES, Denise e MOTA JR, William. O lugar de São Domingos do Capim: formação histórica e geográfico-espacial. In: OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de (Org). Saberes e representações sobre práticas
sociais cotidianas de alfabetizandos amazônidas. Belém-Pará: CCSE-UEPA, 2004.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 15ª ed. São Paulo: Libertad Editora, 2006. – (Cadernos Pedagógicos do Libertad; v. 1)
________________, Coordenação do Trabalho Pedagógico: do Projeto Político-Pedagógico ao cotidiano da sala de aula, 7ª ed. São Paulo: Libertad Editora, 2006. (Subsídios Pedagógicos do Libertad; 3).