TEATRO, IMPROVISAÇÃO E ESCOLA: Reflexões na perspectiva enunciativa bakhtiniana

Autores

  • Jean Carlos Gonçalves Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e Universidade Regional de Blumenau – FURB.

Palavras-chave:

Teatro. Improvisação. Escola. Discurso. Sentido. Bakhtin.

Resumo

Essa pesquisa, vinculada ao grupo de pesquisa “Discurso e práticas educativas”, pretende compreender o sentido de escola que permeia o discurso de alunos de teatro, a partir de exercícios de improvisação teatral. A coleta de dados foi realizada com a participação de cinco alunos de teatro de 7ª e 8ª séries, integrantes do Projeto Artenomia em uma escola municipal na cidade de Balneário Camboriú – SC. A partir do convite aos sujeitos para que improvisassem uma cena teatral com o tema: escola, buscou-se investigar os sentidos dos discursos produzidos entre eles, e os lugares sociais dos quais enunciam enquanto personagens da esfera escolar. A materialidade lingüística foi obtida pela transcrição de duas cenas criadas, a primeira delas forma o corpus de análise; complementando a coleta utilizou-se o diário de campo. O mirante teórico é o da teoria da enunciação, tendo em Bakhtin seu principal referente. As relações de poder são analisadas sob a ótica foucaultiana. A improvisação, utilizada neste trabalho como meio de representação, é discutida a partir de Spolin e Johnstone. Os dados apontam para uma compreensão de escola em que os sujeitos falam de lugares e status estabelecidos e exercidos socialmente, em um espaço de conflitos e interlocuções permeadas por jogos de poder, em que a situação é caótica (anomia) e a prática pedagógica, moralizante. Também é possível concluir e defender a improvisação teatral como recurso metodológico para a compreensão desituações enunciativas.

Referências

ARROYO, M. G. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. 3. ed. Rio de Janeiro. Vozes, 2000.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem.
Tradução para a Língua Portuguesa: Michel Sahud e Yara Frateschi Vieira; 11. ed. São Paulo. Hucitec, 2004.
______. Estética da Criação Verbal. 4. ed. São Paulo. Ed Martins Fontes, 2003.
BAUER, M; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis. Vozes, 2002.
BOGDAN, R.C.; BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto. Porto Ed., 1994.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Artes. Brasília, 2001.
_____. A ordem do discurso. 4. ed. São Paulo. Loyola, 1998.
_____. Vigiar e Punir. 27. ed. Petrópolis. Vozes, 2003.
JOHNSTONE, K. IMPRO, Improvisación y el Teatro.Santiago do Chile. Editorial Cuatro Vientos, 1990.
KOUDELA, I. Jogos teatrais. São Paulo. Perspectiva, 1984.
MARQUES, M. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. 4. ed. Ijuí. Unijuí, 2003.
NUERNBERG, A.H. Os processos de negociação dos lugares sociais dos lugares sociais de professora e alunos no contexto da escolarização formal. Educação e Sociedade. v. 23. n.81. Campinas, 2002.
SPOLIN, V. Improvisação para o Teatro. Tradução para a Língua Portuguesa: Ingrid Koudela e Eduardo Amos. São Paulo. Perspectiva, 2000.
UBERSFELD, A.
Para ler o teatro. São Paulo. Perspectiva, 2005.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Científicos