A ORALIDADE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TIMOR-LESTE SOB A PERSPECTIVA BAKHTINIANA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS: AS CONVERSAS E OS DIÁLOGOS NA SALA DE AULA

Autores

  • Eliane Marquez da Fonseca Fernandes
  • Lucimar França dos Santos Souza

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, oralidade, gêneros discursivos, conversa, diálogo.

Resumo

A oralidade está presente no cotidiano de todos os falantes, natural e espontaneamente. Essa forma de entender a oralidade permite abordá-la em sua dimensão comunicativa como meio de interação social nas situações de interlocução, conforme as condições de comunicação. Nessa perspectiva, o presente artigo traz uma reflexão sobre a utilização de práticas orais nas aulas de Português como segunda língua no Instituto Nacional de Formação Continuada de Professores e Trabalhadores da Educação (INFORDEPE) em Díli, capital de Timor-Leste, no continente asiático. Para demonstração disso, destacamos uma experiência com os gêneros orais discursivos ‘conversa’ e ‘diálogo’ na perspectiva Bakhtiniana. As atividades realizadas favoreceram uma conscientização das singularidades da prática discursiva oral e permitiram uma reflexão sobre o papel da língua portuguesa, naquela realidade, baseada em seus aspectos sócio-históricos e culturais. Para tanto, tem como essencial, as contribuições de Mikhail Bakhtin (1992; 1998; 2003; 2006) ao afirmar que a interação verbal e seu caráter dialógico apontam para uma abordagem histórica e viva da língua, culminando no enfoque social das enunciações. Portanto, o objetivo principal é destacar a importância do planejamento de atividades que focalizem a oralidade, incluindo a conversa e o diálogo na sala de aula. Dessa forma, acreditamos que a prática docente pode fazer esse tipo de investimento, tornando-o ponto de partida à valorização da realidade linguística dos sujeitos além da contribuição ao processo de ensino aprendizagem. 

Biografia do Autor

Eliane Marquez da Fonseca Fernandes

Tem Pós-Doutorado em Educação pela UnB (2011) e Doutorado em Letras e Linguístca pela Universidade Federal de Goiás (2007) e atualmente trabalha como associado 1 na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Atua no PPG em Letras e Linguístca da FL da Universidade Federal de Goiás. Grupo de Pesquisa CNPq CRIARCONTEXTO: estudos do texto e do discurso. 

Lucimar França dos Santos Souza

Profª de Língua Portuguesa; Mestranda em Estudos Linguístcos pela Universidade Federal de Goiás. Profª Cooperante Internacional de Educação desde 2005.

Referências

BAKHTIN.M (V.N. Volochinov) Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lauch e Iara Frateschi Vieira. 6.ed. São Paulo: Editora Huritec, 2006.

______. Questões de literatura e de estética - a teoria do romance. Tradução do russo por Aurora Fornoni Bernardini et al. São Paulo: UNESP; Hucitec, 1998.

______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em Língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

FIORIN, José Luiz. Linguagem e Ideologia. SÃO PAULO: ÁTICA, 2001.

GERALDI. J. W. A aula como acontecimento. Tipave, Indústrias Gráficas de Aveiro Ltda. Aveiro: Portugal, 2004.

PCNs: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.106 p.

SOARES. Magda. Letramento: Um tema em Três Gêneros. Belo Horizonte, 2001.

Downloads

Publicado

2015-12-21

Edição

Seção

Linguística