ATITUDES RESPONSIVAS NO GÊNERO RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVIDA

Autores

  • Virginia Maria Nuss
  • Cláudia Valéria Doná Hila

Palavras-chave:

Responsividade. Reescrita. Gênero textual.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir a responsividade de alunos do ensino médio na produção do gênero relato de experiência vivida, norteado pelos pressupostos da Análise Dialógica do Discurso (BAKHTIN, (2011, 2004), e por estudiosos brasileiros como Geraldi (2007), Menegassi (1998; 2010), entre outros. Foram analisados textos de alunos do Ensino Médio de escolas públicas do noroeste do Paraná e suas respectivas reescritas após orientação das professoras. Os textos foram coletados de turmas que participaram das aulas realizadas pelas professoras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em período de contra turno de escolas estaduais, nas quais as oficinas tinham como proposta o ensino de gêneros com a abordagem interacionista de reescritas textuais. O artigo discute se os alunos demonstram uma adequada/esperada às solicitações feitas pelas professoras na correção dos textos em questão. Como resultado, foi possível observar que a responsividade dos alunos constitui-se em um fator essencial não apenas para compor o processo de revisão do texto em conjunto com o processo de reescrita, mas, sobretudo, como demonstração da capacidade reflexiva e crítica destes alunos acerca de seus próprios usos linguísticos. Dessa forma, pode-se entender que a responsividade ocorreu não apenas entre o aluno e professor, mas também do aluno para ele próprio, por meio de um processo reflexivo.

Biografia do Autor

Virginia Maria Nuss

Mestranda do programa de pós-graduação em Letras (PLE/UEM) - linha de pesquisa: descrição Linguístca. Graduada em Língua Portuguesa e suas respectvas Literaturas pela Universidade Estadual de Maringá - UEM/câmpus sede.

Cláudia Valéria Doná Hila

Professora Adjunta do Departamento de Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Atua na linha de pesquisa Ensino Aprendizagem de Línguas e Gêneros do Discurso.

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011, pgs. 90 - 127.

BAKHTIN, M.; VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. 11a ed. São Paulo: Hucitec, 2004, pgs.261 - 306.

_____. Discurso na vida e discurso na arte: sobre poética sociológica. 1926.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed.-SãoPaulo:Atlas,2002. Disponível em:<http://www.academia.edu/ 4405328/GIL_Antonio_Carlos_COMO_ELABORAR_PROJETOS_DE_PESQUISA_Copia> Acesso em 06/2015.

HILA, C.V.D. Ferramentas curso de formação e sequência didática :contribuições par ao processo de internalização do estágio de docência de língua portuguesa. Tese (Doutorado em Letras). Londrina: UEL, 2013;

GERALDI, J. W. Portos de passagem. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997 (texto e linguagem)

MENEGASSI, R J. O leitor e o processo de leitura. In: GRECO, Eliana Alves; GUIMARÃES, Tânia Braga (Orgs.). Leitura: compreensão e interpretação de textos em Língua Portuguesa. Maringá: EDUEM, 2010, p.35-59.

MENEGASSI, R.J. Da revisão à reescrita: operações e níveis lingüísticos na construção do texto. Assis, SP. Tese de Doutorado. Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Universidade Estadual Paulista, 1998, 228 p.

_________. Da revisão à reescrita: operações lingüísticas sugeridas e atendidas na construção do texto. Mimesis, Bauru, v. 22, n. 1, p. 49-68, 2001. Disponível em: <http://www.usc.br/biblioteca/mimesis/mimesis_v22_n1_2001_art_03.pdf>acesso em 06/2015

SERAFINI, M.T. Como escrever textos. 7a. ed.São Paulo: Globo, 1994.

Downloads

Publicado

2015-12-21

Edição

Seção

Linguística