DIÁLOGOS COM A LITERATURA EM TRISTES TRÓPICOS, DE CLAUDE LÉVI-STRAUSS

Autores

  • Diana Almeida Loureço

Palavras-chave:

Tristes Trópicos, Lévi-Strauss, Literatura.

Resumo

As contribuições de Claude Lévi-Strauss para as ciências humanas ultrapassam a área de etnografia e da antropologia estrutural, ciência que o próprio pesquisador ajudou a fundar e estabelecer. Uma de suas obras mais significativas, Tristes trópicos (1996), reporta-se às experiências do jovem etnólogo, na década de 30, quando junta-se ao grupo de professores franceses que vêm a São Paulo trabalhar na implantação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da recém-nascida USP. A obra, que está longe de ser um modelo estático de ciência destaca-se pelo seu caráter multidisciplinar que leva o leitor a refletir e “viajar”, para além de questões meramente descritivas. Vislumbra-se na obra, uma linguagem provida de vários níveis de significação, polissêmica, distante, dessa forma das obras de caráter predominantemente informativo. Possuindo trechos que beiram o lirismo, outros que se assemelham a ensaios, Tristes trópicos parece dialogar de perto com os gêneros literários. O objetivo desse trabalho é recuperar alguns trechos e fazer uma análise àluz da literatura. Não pretendemos classificar a obra dentro dos limites de um gênero, mas sim explorar seu caráter multidisciplinar, pois se trata de um enunciado que configura em um movimento de aproximação e confronto com seu próprio gênero relato de viagem, criando novas possibilidades de leitura, passível de análise por meio dos estudos da linguagem, especialmente pelos estudos literários.  

Biografia do Autor

Diana Almeida Loureço

Mestranda em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Paraná.

Referências

ERIBON, Didier; LÉVI-STRAUSS. De perto e de longe. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

GEERTZ, Clifford. El mundo en un texto. In: El antropologo como autor. Barcelona: Paidos Estudio, 1989.

LIMA, Luiz Costa. A questão dos gêneros. In: Teoria da literatura e suas fontes. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983, v. 1.

LOPES, Edward. Discurso literário e dialogismo em Bakhtin. In: BARROS, Diana Luz Pessoa; FIORIN, José Luiz (Orgs.). Dialogismo, polifonia e intertextualidade. São Paulo: Edusp, 2003.

SILVA, Vagner Gonçalves. O sentir das estruturas e as estruturas do sentir: poesia que lévistrouxe. In: Revista de Antropologia. São Paulo, USP, v. 42, n. 1 e 2, 1999.

STRAUSS, Claude Lévi. Tristes Trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

Downloads

Publicado

2015-12-21

Edição

Seção

Literatura