NFLUÊNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO PROCESSO PEDAGÓGICO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO – CAMPUS SERTÃOZINHO: ANÁLISE

Autores

  • Cintia Almeida da Silva Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Sertãozinho e Hemocentro de Ribeirão Preto
  • Marcel Pereira Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Sertãozinho

Palavras-chave:

Avaliação de Desempenho, Biblioteca Escolar.

Resumo

A Biblioteca Escolar tem como missão, contribuir para o crescimento cultural da comunidade em que está inserida, portanto, para comprovar sua importância dentro do processo educacional, pressupõe-se que os alunos que utilizam os serviços oferecidos pela biblioteca, conseguem um desempenho escolar significativo. Através da análise elaborada, que foi a comparação do desempenho escolar dos alunos com a freqüência de utilização dos serviços oferecidos pela biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Sertãozinho, buscou-se através de indicadores quantitativos, demonstrar para comunidade escolar a importância de utilização dos serviços oferecidos e desta forma atrair os usuários potenciais do Campus.

Referências

CARDOSO, Tereza Fachada Levy. Sociedade e desenvolvimento tecnológico: uma abordagem histórica. In: GRINSPUN, Mirian Paura Sabrosa Zippin (Org.). Educação Tecnológica: desafios e perspectivas. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001. p. 183-227.
CEFET-SP – Centro Federal de Educação Tecnológica – Unidade Sertãozinho. Regulamento interno da Biblioteca Escolar. Sertãozinho, 2007.
KIESER, Herta; FACHIN, Gleisy Regina Bóries. Biblioteca escolar: Espaço de interação entre Bibliotecário-Professor-Aluno-Informação – Um Relato. XIX Congresso Brasileiro de
Biblioteconomia e Documentação, Centro de eventos da PUCRS, Rio Grande do Sul, 2000.
Disponível em: <http://dici.ibict.br/archive/00000743/01/T083.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2008.
LEMOS, Antônio Agenor Briquet de. Bibliotecas. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CALDEIRA, Paulo da Terra; MACEDO, Vera Amália Amarante (Org.). Formas e expressões do conhecimento: introdução às fontes de informação. Belo Horizonte: Escola de Biblioteconomia da
UFMG, 1998. p. 347-366.
SALGADO, Denise Mancera; BECKER, Patrícia. O bibliotecário no olhar do público escolar. Encontros Bibli: Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, n. 6, p. 1-15, set., 1998.
Disponível em <http://www.ced.ufsc.br/bibliote/encontro/eb6art2.html>. Acesso em: 01 maio 2007.
SEADE - Fundação Sistema Estado de Análise de Dados. Secretaria de Economia e Planejamento. Governo do Estado de São Paulo.
Disponível em: <http://www.seade.gov.br/>. Acesso em: 10 de fev. 2008.
SILVA, Waldeck Carneiro da. Miséria da biblioteca escolar. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2003. 119 p. (Questões da nossa época, v. 45).

Downloads

Edição

Seção

Artigos Científicos