APLICABILIDADE DO ART. 475-P, PARÁGRAFO ÚNICO, DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL (CPC), NAS DECISÕES PROFERIDAS EM CARÁTER PROVISÓRIO EM AÇÕES COLETIVAS

Gisleni Valezi Raymundo

Resumo


O art. 475-P, do CPC, foi inserido em uma das alterações legislativas relativamente recentes (2008) com o fim de regulamentar a competência para o trâmite do incidente processual do cumprimento de sentença.  Trata-se de verdadeira competência concorrente e relativa prevista pelo Código de Processo Civil (CPC) como contribuição à efetividade do procedimento executivo. Com efeito, a problematização que se pretende expor por meio do presente trabalho se debruça sobre a seguinte premissa: se a redação do art. 475-P, parágrafo único, do CPC, poderia ser aplicada aos casos de decisões que possuem o caráter de provisoriedade e precariedade, tais como, tutela antecipada e liminar em ações coletivas.


Palavras-chave


EXECUÇÃO PROVISÓRIA – AÇÃO COLETIVA – COMPETÊNCIA

Texto completo:

PDF

Referências


ASSIS, Araken de. 15.ed. Manual de Execução, 2012, RT: São Paulo.

DINAMARCO, Cândido R. A instrumentalidade do processo. 13. ed., rev. e atual. São Paulo: Malheiros, 2008.

JÚNIOR, Fredie Didier e JÚNIOR, Hermes Zaneti. Curso de Direito Processual Civil. Processo Coletivo. 3.ed. 4.V. Salvador: Jus Podium, 2008.

JÚNIOR, Humberto Theodoro. Curso de Direito Processual Civil. 37.ed. V. I. Rio de Janeiro: Forense, 2001.

JÚNIOR, Nelson Nery. Código de Processo Civil Comentado. 10. ed. 2007, RT: São Paulo.

LEONEL, Ricardos de Barros. Manual de Processo Coletivo. RT: São Paulo, 2002.

MANCUSO, Rodolfo de Camargo. Ação Civil Pública. Em Defesa do Meio Ambiente, do Patrimônio Cultural e dos Consumidores. Lei 7.347/85 e legislação complementar. 8.ed. RT: São Paulo, 2002.

MAZZILLI, Hugo Nigro. A Defesa dos Interesses Difusos em Juízo.19.ed. Saraiva: São Paulo, 2006.

MENDES, Gilmar Ferreira; COELHO, Inocêncio Mártires e BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional. 4.ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

NEGRÃO, Theotonio e outros “in” “CPC e Legislação Processual em Vigor”, pág. 572, notas 8 e 9, art. 475-P, parágrafo único, 43ª edição, Editora Saraiva, 2011.

WAMBIER, Luiz Rodrigues. Org. Curso Avançado de Processo Civil. 6.ed. V.1. RT: São Paulo: 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.