A IMPORTÂNCIA DA COMPREENSÃO DA SEXUALIDADE INFANTIL NA PSICOPEDAGOGIA
Palavras-chave:
Sexualidade Infantil. Problemas de Aprendizagem. Psicopedagogia.Resumo
A sociedade brasileira tem passado por mudanças significativas; entretanto, questões ligadas à sexualidade continuam sendo tratadas de forma distorcida, com preconceitos principalmente quando o tema é voltado às crianças. Com base nesta realidade, o presente estudo busca compreender a importância da psicopedagogia em relação à sexualidade infantil e suas contribuições ao trabalho de orientação sexual. O objetivo deste trabalho é analisar as manifestações referentes aos conflitos gerados pela má compreensão da sexualidade infantil e refletir como o psicopedagogo pode intervir nessa realidade. Partindo desse pressuposto será levantado dados bibliográficos com a leitura de vários livros e artigos relacionados ao tema para fundamentar tais questionamentos. O estudo sinaliza para a importância da compreensão dasexualidade infantil na intervenção psicopedagógica por mostrar o seu caráter interdisciplinar e seu foco nos problemas de aprendizagem.Referências
AQUINO, Julio Groppa. (org.). Sexualidade na Escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo. Summus: 1997.
BRAGA, Marilandes Ribeiro. Sexualidade Infantil. Disponível em:
http://www.marilandes.com.br/mrb/?pg=verartigo.php&id=5. Acesso em 05 de agosto de 2012.
BRASIL. Secretaria de educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Pluralidade cultural, orientação sexual/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília. MEC/SEF, 1998.
CARVALHO et al. Adolescência. Belo Horizonte. Editora UFMG; Proex – UFMG, 2002.
FOUCALT, M. (1985a) História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal.
FREUD, Sigmund (1996). Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Rio de Janeiro, Imago,1924.GTPOS, ABIA, ECOS. Guia de orientação sexual: diretrizes e metodologia. 4. ed. São Paulo:Casa do psicólogo, 1994.
GUIMARÃES, Isaura: Educação Sexual na Escola: mito e realidade. Mercado de Letras,Campinas, SP, 1989.
MAIA, A. C. B.; EIDT, N. M.; TERRA, B. M.; MAIA, G. L. Educação sexual na escola a partir da psicologia histórico-cultural. Psicologia em Estudo. Vol. 17, nº 1, 2012.
NUNES, César A. e SILVA, Edna. As Manifestações da Sexualidade da Criança. Campinas,SP: Século XXI; 1997.
PAIN, S. Diagnósticos e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
PINTO, Ênio Brito: Orientação Sexual na Escola: a importância do psicopedagogo nessa
RIBEIRO, P. R. M. Educação sexual além da informação. São Paulo: EPU, 1990. SAYÃO, Yara. Orientação sexual na escola: os territórios possíveis e necessários. In:AQUINO, Julio Groppa (org.). Sexualidade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo:
SCHINDHELM, Virginia Georg. A sexualidade na educação infantil. Revista Aleph Infâncias.Ano 05, nº 16, 2011.
SERVELO, Cristina Aparecida Beccari. Orientação sexual: o papel do professor e aimportância da psicopedagogia na sua abordagem. Disponível em: http://tcconline.utp.br/wpcontent/uploads/2011/04/orientacao-sexual.pdf.Acessoem: julho de 2012
SILVA, Maria Majaci Moura da Silva. Perfil da sexualidade de jovens e adolescentes do ensino fundamental e médio do município de Bom Jesus- PI. Disponível em http://www.ufpi.edu.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/2006.gt16/GT16_2006_12.PDF .Acesso em: julho de 2012
VIDAL, Diana G. Sexualidade e docência feminina no ensino primário do Rio de Janeiro(1930-1940). In: BRUSCHINI, Cristina; HOLLANDA, Heloísa B. (Org.). Horizontes plurais: novos
estudos de gênero no Brasil. 34. ed. São Paulo, 1998.
WEISS, Maria Lucia Lemme. Psicopedagogia institucional: controvérsias, possibilidades e limites. In: A prática psicopedagógica brasileira. Sao Paulo: ABPP, 1992.
_____. Psicopedagogia Clínica uma visão diagnóstica do problemas de aprendizagem escolar. 12º ed. Rio de Janeiro, Lamparina, 2007.
YAEGASHI, Solange Franci Raimundo. O que é psicopedagogia? Apontamentos. Universidade Estadual de Maringá. EDUEM, 1992.
BRAGA, Marilandes Ribeiro. Sexualidade Infantil. Disponível em:
http://www.marilandes.com.br/mrb/?pg=verartigo.php&id=5. Acesso em 05 de agosto de 2012.
BRASIL. Secretaria de educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Pluralidade cultural, orientação sexual/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília. MEC/SEF, 1998.
CARVALHO et al. Adolescência. Belo Horizonte. Editora UFMG; Proex – UFMG, 2002.
FOUCALT, M. (1985a) História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal.
FREUD, Sigmund (1996). Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Rio de Janeiro, Imago,1924.GTPOS, ABIA, ECOS. Guia de orientação sexual: diretrizes e metodologia. 4. ed. São Paulo:Casa do psicólogo, 1994.
GUIMARÃES, Isaura: Educação Sexual na Escola: mito e realidade. Mercado de Letras,Campinas, SP, 1989.
MAIA, A. C. B.; EIDT, N. M.; TERRA, B. M.; MAIA, G. L. Educação sexual na escola a partir da psicologia histórico-cultural. Psicologia em Estudo. Vol. 17, nº 1, 2012.
NUNES, César A. e SILVA, Edna. As Manifestações da Sexualidade da Criança. Campinas,SP: Século XXI; 1997.
PAIN, S. Diagnósticos e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
PINTO, Ênio Brito: Orientação Sexual na Escola: a importância do psicopedagogo nessa
RIBEIRO, P. R. M. Educação sexual além da informação. São Paulo: EPU, 1990. SAYÃO, Yara. Orientação sexual na escola: os territórios possíveis e necessários. In:AQUINO, Julio Groppa (org.). Sexualidade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo:
SCHINDHELM, Virginia Georg. A sexualidade na educação infantil. Revista Aleph Infâncias.Ano 05, nº 16, 2011.
SERVELO, Cristina Aparecida Beccari. Orientação sexual: o papel do professor e aimportância da psicopedagogia na sua abordagem. Disponível em: http://tcconline.utp.br/wpcontent/uploads/2011/04/orientacao-sexual.pdf.Acessoem: julho de 2012
SILVA, Maria Majaci Moura da Silva. Perfil da sexualidade de jovens e adolescentes do ensino fundamental e médio do município de Bom Jesus- PI. Disponível em http://www.ufpi.edu.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/2006.gt16/GT16_2006_12.PDF .Acesso em: julho de 2012
VIDAL, Diana G. Sexualidade e docência feminina no ensino primário do Rio de Janeiro(1930-1940). In: BRUSCHINI, Cristina; HOLLANDA, Heloísa B. (Org.). Horizontes plurais: novos
estudos de gênero no Brasil. 34. ed. São Paulo, 1998.
WEISS, Maria Lucia Lemme. Psicopedagogia institucional: controvérsias, possibilidades e limites. In: A prática psicopedagógica brasileira. Sao Paulo: ABPP, 1992.
_____. Psicopedagogia Clínica uma visão diagnóstica do problemas de aprendizagem escolar. 12º ed. Rio de Janeiro, Lamparina, 2007.
YAEGASHI, Solange Franci Raimundo. O que é psicopedagogia? Apontamentos. Universidade Estadual de Maringá. EDUEM, 1992.