DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INCLUSÃO SOCIAL : ASPECTOS PARA UMA COMPREENSÃO CRÍTICA DA REALIDADE

Autores

  • Cristiane Cinat Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Palavras-chave:

Formação econômica brasileira, Desenvolvimento econômico, Inclusão social, Serviço Social

Resumo

A discussão sobre desenvolvimento fez-se notar a partir da década de 1950 inaugurada pela Organização das Nações Unidas (ONU), onde a mesma aparecia vinculada principalmente às questões de crescimento econômico, entendimento que passou a não se mostrar suficiente frente a outras complexas dimensões sociais como a saúde, a educação, o saneamento básico, o meio ambiente e a cultura. Com o prolongamento da crise global de 1980, a América Latina foi tida como um dos principais alvos de regulações financeiras internacionais, olhada pelos então, países tidos como mais “desenvolvidos”. Nessa perspectiva, a discussão sobre o paradigma da “ inclusão” x “exclusão” social tornou-se importantes nas pautas de políticassociais. Através de revisão de literatura sobre o assunto, buscamos desenvolver nesse trabalho, uma reflexão de como o entendimento sobre tais questões podem influenciar diretamente o trato e a direção tomada pelo poder público na busca de “inclusão social” para a população mais vulnerabilizada, importante campo de intervenção do serviço social.

Referências

ALVES, Adriana Amaral Ferreira. Assistência Social: história, análise crítica e avaliação. Curitiba: Juruá, 2012.
BARBOSA, Agnaldo de Sousa. Revisando a Literatura sobre o Empresariado Industrial Brasileiro: dilemas e controvérsias. Caderno CRH, Salvador, vol. 26, nº 68, p. 391-406, Maio/Agosto, 2013
MACHADO, J. G. R. & PAMPLONA, J. B. A ONU e o desenvolvimento econômico: uma interpretação das bases teóricas da atuação do PNUD. Revista Economia e Sociedade, Campinas, v. 17, n. 1 (32), p. 53-84, abr. 2008.
MOTA, Ana Elizabeth (Org.). Desenvolvimentismo e Construção de Hegemonia: crescimento econômico e reprodução da desigualdade. São Paulo: Cortez, 2012.
OLIVEIRA, Ednéia A. A política de emprego no Brasil: O caminho da flexinsegurança. In: Rev. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, nº 111, p. 493-508, Jul./Set. 2012.
PRADO JR, Caio. História Econômica do Brasil. 34ª ed. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1986.
SILVA, Sheyla Sueli de Souza. Contradições da Assistência Social no governo “neodesenvolvimentista” e suas funcionalidades ao capital. In: Serviço Social e Sociedade, São Paulo, nº 113, p. 86-105, Jan./Mar. 2013.
UGÁ, Vivian D. A Categoria “pobreza” nas formulações de Política social do Banco Mundial. Revista de sociologia e Política, nº 23, p. 55-62 Novembro,2004.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS