APLICAÇÃO DO VIABLE SYSTEM MODEL (VSM) EM UMA EMPRESA DO RAMO DE CORRETAGEM DE SEGUROS: UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
VSM - Viable System Model, Corretora de Seguros, AplicaçãoResumo
Em um mercado cada vez mais integrado e globalizado, existe uma busca das organizações por um conhecimento amplo sobre as mudanças e integrações desse ambiente. Dessa forma, algumas organizações vêm mostrando interesse em ampliar sua estrutura organizacional para adaptar-se a essas mudanças no ambiente. Este trabalhovisa aprimorar uma estrutura organizacionaltradicional de uma empresa do ramo de corretagem de seguros para uma estrutura recursiva. Essa estrutura recursiva apresenta uma nova forma de integração entre organização e ambiente, além disso, apresenta uma estrutura organizacional mais adaptada ao ambiente integrado e globalizado da atualidade. Utilizou-se a ferramenta Viable System Model – VSM de Beer (1962), para adaptar a estrutura organizacional da empresa analisada para uma estrutura recursiva. Foram feitas entrevistas com gestores da empresa, observação e participação do ambiente organizacional formando assim uma triangulação para estudo de caso (YIN, 2001). Após a coleta de dados, da forma e estrutura da empresa analisada, foi proposta uma nova abordagem de funções e hierarquia de uma forma recursiva que amplia o entendimento organizacional e visa-se a aprendizagem e uma visão sistêmica da empresa. A estrutura recursiva foi entendida e aceita pelos gestores organizacionais da empresa analisada e tem-se como estudos futuros deste trabalho, uma pesquisa intervencionista para execução da estrutura recursiva aqui identificada.Referências
BEER, S. A progress note on research into a cybernetic analogue of fabric. Artorga, Communication 40, April 1962.
CHEROBIM, A. P. M. S.; MARTINS, G. A.; SILVEIRA, J. A. G.
Abordagem metodológica qualitativo-quantitativa em pesquisas na área de administração. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO – EnANPAD, 17, 2003, Porto Alegre. Anais. Porto Alegre: Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração, 2003.
CAPRA, FRITJOF. O ponto de mutação: a Ciência, a Sociedade, e a cultura emergente. São Paulo: Cultrix, 1987.
CAPRA, FRITJOF. A teia da vida: uma Nova Compreensão Científica dos Sistemas Vivos. São Paulo: Cultrix, 1997.
COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. 7ª edição, Porto Alegra: Bookman, 2003.
ESPEJO, Raul; GILL, Antonia. The Viable System Model
as a Framework for Understanding Organizations. Phrontis Limites and SYNCHO, 1997.
ESPEJO, Raul; SCHUHMANN, Werner; SCHWANINGER, Markus; BILELLO, Ubaldo. Organizational Transformation and Learning – A Cybernetic Approach to Management. John Wiley $ Sons, 1996.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. Porto Alegre: Prentice Hall, 12a. ed. 2006.
MALHOTRA, N. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Trad. Nivaldo Montigelli Jr. e Alfredo Alves de Faria. Porto Alegre: Bookman, 3ª edição, 2001.
OLIVEIRA, D. de P. Rebouças de. Sistema, Organização e Métodos. São Paulo. Atlas. 2004.
PICKERING, Andrew. The science of the unknowable: Stafford Beer's cybernetic informatics. Kybernetes, Vol. 33 Iss: 3 pp. 499–521, 2004.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas; colaboradores. José Augusto de Souza Peres, et al. São Paulo: Atlas, 1999.
VASCONCELLOS, Eduardo; HEMSLEY, James R. Estrutura das Organizações: estruturas tradicionais, estruturas inovadoras e estrutura matricial. 4ª edição revisada, Pioneira
Thomson Learning, 2002.
VASCONCELLOS, Maria José Esteves de. Pensamento sistêmico: o novo paradigma da ciência. 4ª edição, Editora Papirus, 2005.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
CHEROBIM, A. P. M. S.; MARTINS, G. A.; SILVEIRA, J. A. G.
Abordagem metodológica qualitativo-quantitativa em pesquisas na área de administração. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO – EnANPAD, 17, 2003, Porto Alegre. Anais. Porto Alegre: Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração, 2003.
CAPRA, FRITJOF. O ponto de mutação: a Ciência, a Sociedade, e a cultura emergente. São Paulo: Cultrix, 1987.
CAPRA, FRITJOF. A teia da vida: uma Nova Compreensão Científica dos Sistemas Vivos. São Paulo: Cultrix, 1997.
COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. 7ª edição, Porto Alegra: Bookman, 2003.
ESPEJO, Raul; GILL, Antonia. The Viable System Model
as a Framework for Understanding Organizations. Phrontis Limites and SYNCHO, 1997.
ESPEJO, Raul; SCHUHMANN, Werner; SCHWANINGER, Markus; BILELLO, Ubaldo. Organizational Transformation and Learning – A Cybernetic Approach to Management. John Wiley $ Sons, 1996.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. Porto Alegre: Prentice Hall, 12a. ed. 2006.
MALHOTRA, N. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Trad. Nivaldo Montigelli Jr. e Alfredo Alves de Faria. Porto Alegre: Bookman, 3ª edição, 2001.
OLIVEIRA, D. de P. Rebouças de. Sistema, Organização e Métodos. São Paulo. Atlas. 2004.
PICKERING, Andrew. The science of the unknowable: Stafford Beer's cybernetic informatics. Kybernetes, Vol. 33 Iss: 3 pp. 499–521, 2004.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas; colaboradores. José Augusto de Souza Peres, et al. São Paulo: Atlas, 1999.
VASCONCELLOS, Eduardo; HEMSLEY, James R. Estrutura das Organizações: estruturas tradicionais, estruturas inovadoras e estrutura matricial. 4ª edição revisada, Pioneira
Thomson Learning, 2002.
VASCONCELLOS, Maria José Esteves de. Pensamento sistêmico: o novo paradigma da ciência. 4ª edição, Editora Papirus, 2005.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.