OPEN - DATAS TARTUP: MAPA DE SERVIÇOS PÚBLICOS DO BRASIL

Autores

  • Rogério Colpani Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR
  • Tibério Camargo Guimarães Instituo Brasileiro de Tecnologia Avançada - IBTA-SP
  • Natascha Sava Hun Faculdade de Tecnologia de Sorocaba - FATEC-SP

Palavras-chave:

Startup, Dados Abertos, Geolocalização

Resumo

O Mapa de Serviços Públicos do Brasil tem a finalidade de auxiliar na busca por serviços públicos próximos à localização do usuário através de mapa de geolocalização. Mais de dez serviços estão disponíveis para consulta, com opções de trajeto (rota) e de exibição de horário e contatos do serviço selecionado. O projeto foi desenvolvido utilizando o modelo lean startup e, desta forma, permitiu aos desenvolvedores a criação de versões de forma rápida e de baixo risco. As características positivas e diferenciadas do aplicativo estão na sua simplicidade de uso e na precisão dos resultados apresentados no mapa devido a utilização da base de dadosdisponibilizada pelo governo, possibilitando assim, o usuário a tomar decisão de forma rápida e segura.

Referências

AGUNE, R. M.; GREGORIO FILHO, A. S.; BOLLIGER, S. P. Governo aberto SP: disponibilização de bases de dados e informações em formato aberto. In: CONGRESSO CONSAD DE GESTÃO PÚBLICA, III, Brasília, 2010.
BOWERS, M. Padrões de Projeto com CSS e HTML. Books, 2008.
BRITTAIN, J.; DARWIN, I. F. Tomcat: The Definitive Guide. 2. ed. O’ Reilly, 2010.
CARVALHO, R.; ALBERONE, M.; KIRCOVE, B. Sua ideia ainda não vale nada: o guia prático para começar a validar seu modelo de negócio.
CHIAVENATO, I. Empreendedorismo-dando asas ao espírito empreendedor: empreendedorismo e viabilidade de novas empresas: um guia eficiente para iniciar e tocar seu próprio negócio. 2. ed. Saraiva. São Paulo, 2008.
CHODOROW, K.; DIROLF, M. MongoDB: The Definitive Guide. O’ Reilly, 2010.
CROCKFORD, D. JavaScript: The Good Parts. O’ Reilly Media, 2008.
ELKSTEIN, M. Learn REST: A Tutorial. Disponível em http://rest.elkstein.org/. Acesso em: 07 de outubro de 2013.
GAMA, K.; ALVARO, A.; PEIXOTO, E. Em Direção a um Modelo de Maturidade Tecnológica para Cidades Inteligentes. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, VIII, 2012, São Paulo.
GUSTAFSSON A.; QVILLBERG J. Implementing Lean Startup Methodology – An Evaluation. 80f. Master of Science
Thesis in the Master Degree Programe Management and Economics of Innovation, Chalmers University of Technology, Gothenburg. Sweden, 2012.
OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y.; Business Model Generation. New Jersey. John Wiley & Sons, 2010.
PIMPLER, E. Mashup Mania with Google Maps. 2009. Disponível em http://geochalkboard.files.wordpress.com/2009/01/google-maps-pdf-article-v51.pdf. Acesso em: 14
de out. 2013.
SARTORI, R. Usando o Git e GitHub: Tutorial. Disponível em http://rafaelsart.com/tutorial/tutorial_git_github.pdf. Acesso em 21 de out. de 2013.
SILVA, V. H. S. F.; ALVARO, A. Uma Plataforma para Cidades Inteligentes baseada na Internet das Coisas. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, VIII, 2012, São Paulo.
SILVA, M. S. Construindo sites com CSS e (X)HTML: sites controlados por folhas de estilo em cascata. São Paulo. Nova tec, 2008.
SILVA, M. S. jQuery: A biblioteca do programador JavaScript. São Paulo. Novatec, 2008.
TOLEDO, M. Plano de Negócios para Startups. Disponível em http://startupmt.com.br/docs/PNS-MarceloToledo.pdf. Acesso em: 03 de out. 2013.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS