A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS PROGRAMAS DE PÓS - GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL

Autores

  • João Ricardo Lopes Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Palavras-chave:

Bibliometria, Produção Científica, Ciência da Informação

Resumo

O presente trabalho procura identificar os programas de pós-graduação em Ciência da Informação localizados na região sudeste doBrasil (UFMG, USP, UNESP, UFF e UFRJ), e coletar informações sobre a produção científica dos docentes. O contexto deste trabalho é a produção de indicadores de produção científica na área da Ciência da Informação. Dentre os objetivos gerais propostos estão: estudar os programas de pós-graduação em Ciência da Informação na região sudeste do Brasil, investigar, através depesquisa experimental a produção científica destes programas de pós-graduação utilizandoa extração e análise de dados da Plataforma Lattes entre os anos de 2005 e 2010. Os resultados apontam que 88 docentes reportaram 2695 publicações entre 2005 e 2010, sendo 539 na UFMG, 954 na UNESP, 589 na USP, 194 na UFF, e 419 na UFRJ. Estas informações foram analisadas em médias, evolução anual, e agrupadas pela tipologia de materiais: livros, artigos, capítulo de livro, resumo, resumo expandido e trabalho completo publicado em anais de evento. A conclusão apresenta alguns indicadores seguidos de discussão sobre os números apontados na pesquisa. A avaliação da produtividade científica permitirá diagnosticar as reais potencialidades dos programas de pós-graduação, e em quais aspectos se diferenciam em relação à produção de conhecimento nessa área interdisciplinar.

Referências

ARAÚJO, Carlos Alberto. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em questão. Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, jan./jun. 2006.
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clinica do campo científico. São Paulo: UNESP, 1997.
BARRETO, Aldo. Pesquisa em ciência da informação no Brasil: síntese e perspectiva. In: ________. Ciência da informação: teoria e metodologia de uma área em expansão. Brasília: Thesaurus, 2003.
CRIPPA, Giulia; SOUZA, Willian Eduardo Righini. O campo da ciência da informação e o patrimônio cultural: reflexões iniciais para novas discussões sobre os limites da área.
Encontros bibli. Florianópolis, v. 15, n. 29, p. 01-23, 2010.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Plataforma Lattes. Brasília: CNPq, 2010. Disponível em: <http://lattes.cnpq.br/>. Acesso em: 11 nov. 2011.
FALCHETTI, Bruna. Fontes de informação na área da ciência da informação. 2007. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Curso Ciências da Informação e da Documentação, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2007.
FARIA, Leandro Innocentini Lopes de. Bibliometria. [S.I], 2010. (Apostila de Apoio)
HAYASHI, Carlos Roberto Massao; FERREIRA JÚNIOR, Amarílio. Aspectos teórico-metodológicos da abordagem bibliométrica em grupos de pesquisa. In: ________. Olhar: ciência tecnologia e sociedade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2008.
LE COADIC, Yves François. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
MENA-CHALCO, J. P.; CESAR JÚNIOR, R. M. Prospecção de dados acadêmicos de currículos Lattes através de scriptLattes. In:_______. Bibliometria e Cientometria:
reflexões teóricas e interfaces. São Carlos: Pedro & João, 2011. P. 1-20
MUGNAINI, Rogério; JANUZZI, Paulo; QUONIAM, Luc. Indicadores bibliométricos da produção científica brasileira: uma análise a partir da base pascal. Ciência da informação. Brasília, v. 33, n. 2, p. 123-131, maio./ago. 2004.
ORTEGA, Cristina Dotta. Surgimento e consolidação da documentação: subsídios para compreensão da história da Ciência da Informação no Brasil. Perspectivas em Ciência da informação. Belo Horizonte, v. 14, n. Especial, p. 59-79, 2009.
SARACEVIC, T. Ciência da Informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em ciência da informação, v. 1, n. 1, p. 41-62. 1996.
SOARES, Maria Susana Arrosa. Educação superior no Brasil. Brasília: Capes, 2002.
SOUZA, Francisco das Chagas de. O discurso sobre educação em biblioteconomia e ciência da informação no Brasil: caminhos teórico-metodológicos para a compreensão. In:________. Comunicação, gestão e profissão: abordagens para o estudo da ciência da informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
URBIZAGÁSTEGUI ALVARAD O, Rubén. A bibliometria no Brasil. Ciência da informação. Brasilia, v. 13, n. 1, p. 91-105, jul./dez. 1984.
VANTI, Nadia Aurora Peres. Da bibliometria à webmetria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da informação. Brasília, v. 31, n. 2, p. 152-162, maio./ago. 2002.
VANTI, Nadia Aurora Peres. Os links e os estudos webométricos. Ciência da informação. Brasília, v. 34, n. 1, p. 78-88, jan./abr. 2005.
VELHO, Léa. Indicadores de C&T no Brasil: antecedentes e estratégia. Ministério da ciência e tecnologia. [S.I], 2005.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS