INSERÇÕES DE ESTUDOS SOCIAIS NO ENSINO DE FÍSICA EM ENGENHARIA POR MEIO DE PROBLEMAS GERADORES DE DISCUSSÕES: UMA PROPOSTA

Autores

  • Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Vinicius Machado Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Palavras-chave:

ensino CTS, ensino de Físic a, Problemas Geradores de Discussões

Resumo

Esse trabalho apresenta como sugestão o uso de Problemas Geradores de Discussões como forma de inserir estudos sociais da ciência e tecnologia no ensino de Física em cursos de Engenharia. Um Problema Gerador de Discussões é constituído de um conjunto de atividades de ensino: confronto de ideias, discussões, pesquisa, atividades experimentais, elaborações de relatórios, entre outras, desenvolvidas em uma sequência de questionamentos relacionadas a um problema gerador. Entre esses questionamentos, encontram-se aqueles que vislumbram fazer com que os alunos discutam os efeitos da produção, uso e descarte de um artefato tecnológico levando em consideração questões sociais, ambientais, éticas, econômicas e políticas.

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