PERFIL DOS ALUNOS INGRESSANTES NO ANO DE 2013 NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS E CONCOMITANTE DO IFSP - BRAGANÇA PAULISTA

Autores

  • Edilson Rosa Barbosa de Jesus Universidade de São Paulo - USP
  • Valéria Tomi Kamijo de Moraes Jesus Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes - UNISANTA

Palavras-chave:

concomitante, expectativa, evasão, ensino técnico, integrado

Resumo

Nos últimos anos, o governo tem empenhado grande esforço e fortes investimentos com o objetivo de propiciar o aumento no número de cursos, e, consequentemente, a oferta de vagas em cursos de formação técnica de nível médio, para atendimento à demanda existente no mercado de trabalho. Criado em 2011, o PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) apresenta-se atualmente como a principal estratégia do governo para atingir esses objetivos, através do qual tem sido possível o aumento da oferta de cursos e consequentemente do número devagas, pela possibilidade de participação de diversas instituições educacionais das diferentes esferas do governo, instituições particulares e também do sistema S (SENAI, SENAC, SENAR, SENAT...); e, intercâmbio entre elas. O programa tem possibilitado ainda a expansão e reestruturação da rede federal de ensino técnico, responsável nos últimos anos por parte da qualificação de profissionais para o mercado, entretanto, sem condições para atender a demanda atual. O estudo do perfil dos alunos ingressantes nestas instituições a partir da implementação das inúmeras iniciativas governamentais, podem eventualmente fornecer um indicativo preliminar das possibilidades de sucesso do projeto (PRONATEC e outras iniciativas). Algumas observações realizadas a partir do presente estudo sugerem que se estabeleça desde já um estado de alerta, no sentido de avaliar a necessidade de mudanças e/ou adaptações não só no perfil dos cursos oferecidos, bem como no perfil do público alvoa ser alcançado, uma vez que se observam indícios que a estrutura atual não garante necessariamente que os alunos ingressantes concluam o curso ou atuem na área de formação dos respectivos cursos.

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