A SOCIEDADE DIGITAL E A GESTÃO DA EDUCAÇ ÃO PÚBLICA: O PAPEL DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA

Autores

  • Thânia Sucupira Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Kleuma Pimentel Faculdade Ateneu - FATE

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação d e Comunicação, Educação, Coordenação Pedagógica

Resumo

O momento civilizatório atual é único: a principal riqueza gerada pela sociedade é a informação. Sendo assim, suas instituições precisam ser redimensionadas, no sentido de adequar-se a esta nova realidade. Nesse sentido, este trabalho pretendeu discorrer acerca da sociedade contemporânea, comunicando-se em linguagem digital ultraveloz, expondo a evolução relacionada aos avanços das tecnologias de comunicação e seus reflexos na educação pública. Sem dúvida, o progresso informacional está provocando grandes alterações no curso dodesenvolvimento humano, redefinindo a natureza das relações interpessoais e destas com os conhecimentos. Isto exige um redirecionamento da gerência institucional para novas possibilidades organizacionais, em especial, nos ambientes que tratam dos processos de formação. Sobretudo, as novas ferramentas estão influenciando a epistemologia, levando a sociedade a refletir acerca da necessidade de reestruturar a produção e socialização de saberes, modernizando currículos, ampliando conteúdos e diversificando metodologias. Na gestão educacional pública, o papel da coordenação pedagógica, como articuladora de recursos para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem, é estratégico para promover a inserção das novas tecnologias no cotidiano escolar. Enfim, atualizar a Educação requer superar grandes desafios, relacionados com a democratização de equipamentos, ampliação do acesso à internet Banda Larga e qualificação específica do corpo docente, além da criação de legislação regulamentar e adoção de métodos formais que orientem e aperfeiçoem o uso da internet na escola.

Referências

ALMEIDA, F. N. Liderança e gestão de equipes. Disponível em: <http://paginas.fe.up.pt/~contqf/qualifeup/UOI/documents/Docs_Workshops_Formacao/Manual%20de%20Lideranca%20e%20Gestao%20de%20Equipas.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2011.
ALMEIDA, F. N. Liderança e gestão de equipes. Disponível em: <http://paginas.fe.up.pt/~contqf/qualifeup/UOI/documents/Docs_Workshops_Formacao/Manual%20de%20Lideranca%20e%20Gestao%20de%20Equipas.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2011.
BUENO, S.
Minidicionário da língua portuguesa. São Paulo: FTD, 2007.
CASTELLS, M. A sociedade em rede, a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
v.1.
CYSNEIROS, P. G. Prefácio à edição revisada brasileira. In: PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: ArtMed, 2008.
FRANCO, M. A. S. Coordenação pedagógica: uma práxis em busca de sua identidade. Revista Múltiplas Leituras, São Paulo, v.1, n. 1, p. 117-131, jan./ jun. 2008. Disponível em:
<https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ML/ article/viewFile/1176 /1187>.
Acesso em 30 dez. 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
KENSK I, V. M. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente.
In: XX REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 1997, Caxambu.
Anais... São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, set de 1997.
________. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.
KUAZAQUI, E.; LISBOA, T. C.; GAMBOA, M. Gestão estratégica para a liderança em serviços em empresas privadas e públicas. São Paulo: Nobel, 2005. Disponível em:
<http://www.editoranobel.com.br/arquivos/2006294.pdf>. Acesso em: 14 jun. 2011.
LÜCK, H. Perspectivas da gestão escolar e implicações quanto à formação de seus gestores. Disponível em:
<http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/ article/viewFile/1087/989> . Acesso em: 13 jun. 2011.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001. 3 ed.
PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: ArtMed, 2008.
PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
PRATA, C. L.; NASCIMENTO, A. C. A.de A. (Org). Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Brasília: MEC/SEED, 2007.
SALLES, C. A. de C. Perfil de liderança do gestor público. Disponível em: <http://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/recursos-humanos/perfil-de-lideranca-do-gestor-publico-7185/artigo/>. Acesso em: 14 jun. 2011.
TOFFLER, A. A terceira onda. Rio de Janeiro: Record, 1997.
VALENTE, J. A. Porquê o computador na educação. Campinas: Gráfica da UNICAMP, 1993.
VASCONCELLOS, C. dos S. Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. São Paulo: Libertad, 1998.
________. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS