O IMPACTO DO AMBIENTE DE TRABALHO E DO ESTILO DE VIDA NA SAÚDE DO TRABALHADOR E A IMPORTÂNCIA DE SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA NAS EMPRESAS

Autores

  • Mirian Damaris Benaglia Universidade Paulista - UNIP

Palavras-chave:

Trabalho, Ambiente de Trabalho, Saúde, Qualidade de Vida

Resumo

O trabalho é entendido como todo esforço que o homem, no exercício de sua capacidade física e mental, executa para atingir seus objetivos. Este, em momentos da História Antiga e Idade Média, esteve associado a algo penoso e fatigante, denotando um conceito negativo. Entretanto, durante o período do Renascimento, o trabalho passou a ser considerado como fator de desenvolvimento e equilíbrio da mente humana, no processo de transformação dos objetos da natureza para satisfazer suas necessidades. Nesse processo de transformação do meio é preciso ter saúde física e mental, além da espiritual, pois são fatores que somados ao estilo de vida e ambiente laboral, interferem na saúde do trabalhador. Se o estado de saúde for precário, o fracasso para conseguir a produtividade máxima será inevitável. Além disso, os custos diretos e indiretos oneram as empresas. Por isso, ministérios, órgãos estaduais bem como as universidades e até mesmo as próprias organizações estão procurando identificar de que forma o ambiente de trabalho e o estilo de vida contribuem com o processo trabalho-doença, no intuito decriar mecanismos de prevenção e auxílio. Nesse sentido, esta pesquisa buscou em revisão bibliográfica sobre o tema, utilizando os questionários Perfil do Ambiente e Condições de Trabalho e Perfil do Estilo de Vida proposto por Nahas (2000), demonstrar a importância e necessidade de estruturar um ambiente de trabalho, bem como favorecer intervenções que visem modificar o estilo de vida dos colaboradores através de programas voltados à Promoção da Saúde e Qualidade de Vida no trabalho, visando à conscientização e orientação dos trabalhadores no trato de si mesmos; concluindo-se que sem dúvida, ter saúde é a condição fundamental e imprescindível à capacidade produtiva do homem.

Referências

Associação Brasileira de Qualidade de Vida, Ambientes de trabalho saudáveis, Disponível em: http://www.abqv.com.br/artigos/Content.aspx?id=253 / Acesso em 30 abril 2012.
BRASIL, Ministério da Saúde, Departamento de Atenção Básica, Departamento de Ações Programáticas e Estratégias, Área Técnica de Saúde do Trabalhador. Cadernos de Atenção Básica. Programa Saúde da Família - 5; Brasília: Ministério da Saúde, 2001.
BENAGLIA. M.D.O Impacto do Stress na Saúde do Trabalhador e a Importância de se Promover à Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho: (2009-2012).2012. Dissertação (Especialização Lato Sensu) – Universidade Paulista, São Paulo, 2012
DRUCKER, P., O Homem–O melhor de Peter Drucker. São Paulo: Livraria Nobel, 2001.
KARASEK, R.A. Job demands, job decision latitude and mental strain: implications for job redesigning. Ciência Administrativa Trimestral, 24, p.285-308, June 1979.
GALEANO, R. et al; A Qualidade de vida no trabalho como fator de influência no desempenho organizacional. Disponível em: http://www.ead.fea.usp.br/Semead/11semead/trabalhosPDF/759.pdf / Acesso em 5 abril 2010
LANCMAN, S. SZNELMAN, L. Christopher Dejours.: Da Psicopatologia à Psicodinâmica do Trabalho. Selma Lancman & Laerte I. Sznelman (organizadores). Rio de Janeiro: Editora
Fiocruz/Brasília: Paralelo 15, 2004. 346 pp.
LIMONGI, A.C.F.; RODRIGUES, A.L.; Stress e Trabalho: uma abordagem psicossomática/Ana Cristina Limongi-França, Avelino Luiz Rodrigues. - 4ª ed. – 4ª. Reimpr. – São Paulo: Atlas, 2011
LIPP, M. Stress no Brasil: Pesquisas Avançadas. Campinas: Papirus, 2004
MAXIMIANO, A. C. A; Teoria Geral da Administração: Da Revolução Urbana à Revolução Digital. Antonio César Amaru Maximiano. – 6ªed. – 5.reimpr. - São Paulo: Atlas, 2009. dera
MENDES, R. & DIAS, E.C. Da medicina do trabalho à saúde do trabalhador. Revista de Saúde Pública, 25 (5), 341-349,1991.
NAHAS, M. V. O pentáculo do bem-estar - base conceitual para avaliação do estilo de vidade indivíduos ou grupos. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. v.5, n.2, 2000.
NAHAS, M.V. Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida saudável. 3 ed. Londrina: Midiograf, 2003.
NEDLEY, N.; Como sair da depressão: prevenção, tratamento e cura/ Neil Nedley: tradução Carlos G. Michel–Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2009.
OGATA, A. et al., Profissionais saudáveis, empresas produtivas: como promover um estilo de vida saudável no ambiente de trabalho e criar oportunidades para trabalhadores e empresas / Alberto Ogata (organizador); Antonio Carlos Bramante...[et.al]. – Rio de Janeiro: Elsevier:SESI, 2012.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Healthy workplaces: a model for action. For employers, workers, policy-makers and practitioners. 2010. Disponível em http://www.who.int/ Acesso em 03 agosto de 2012.
PONTES, S. K.; Produção enxuta e saúde do trabalhador: um estudo de caso. 2006. 136 p.
Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção-CCET-Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia. EP) – Universidade Fel de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, São Carlos, 2006.
SEAWARD, B. L.; Stress – Aprenda a lidar com as tensões do dia-a-dia e melhore sua qualidade de vida / Brian Luke Seaward; tradução Maria da Graça da Silva; revisão técnica Maria Filomena Fontes Ricco. – São Paulo: Editora Novo Conceito, 2009
SIVIERI, L.H. Saúde no trabalho e mapeamento dos riscos. In:TODESCHINI, R. (Org.). Saúde, meio ambiente e condições de trabalho: conteúdos básicos para uma ação sindical. São Paulo: CUT/Fundacentro, 1995. p.75-111. (VÁRIOS AUTORES, IL.) Programa de Qualificação Profissional da Secretaria do Emprego e Relação do Trabalho–SERT.Conteúdos Gerais. Caderno do trabalhador, v.6; pg. 19. São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2010.
VERDUSSEN, R., Ergonomia: a racionalização humanizada do trabalho – Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1978.
VIEIRA, M.C.U.; MARCON, S.S., Significados do processo de adoecer: o que pensam cuidadoras principais de idosos portadores de câncer; Rev. Esc. Enferm. USP, vol.42, no.4,
São Paulo, Dec. 2008
WORLD HEALTH ORGANIZATION, Regional Offiece for Europe, WHO concerned about absence from work due to stress - related conditions, Discussions alert health ministers to the need for action Press release EURO/14/04, Copenhagen, Tallinn, 4 October 2004.

Downloads

Edição

Seção

Trabalho