PROBLEMAS GERADORES DE DISCUSSÕES (PGDS) NO LABORATÓRIO DE FÍSICA PARA CURSOS DE ENGENHARIA

Autores

  • Vágner Ricardo de Araújo Pereira Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR
  • Jurandyr C. N. Lacerda Neto Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Palavras-chave:

Problemas geradores de discussões, laboratório de Física, ensino de Engenharia

Resumo

O laboratório de Física tem um papel importante na formação do aluno de engenharia. Além de criar um ambiente propício às discussões sobre os conceitos científicos, suas construções e o desenvolvimento de habilidades a partir da experimentação, ele também poderia ser utilizado para aproximar o ambiente acadêmico de problemas reais presentes na sociedade. Nesse sentido, os Problemas Geradores de Discussões (PGDs) veem ao encontro das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de engenharia (DCNs) propondo uma metodologia que gera discussões acerca do impacto social, político, ambiental e econômico, presentes no contexto do problema. Neste artigo, procuramos indicar caminhos para a inserção dessa metodologia no laboratório de Física, visando contribuir para a aprendizagem do futuro engenheiro, conforme os anseios da sociedade atual.

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