ASPECTOS (INTER)CULTURAIS NO ENSINO - APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Andréia Dias Ianuskiewtz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Palavras-chave:

Interculturalidade, língua estrangeira, material didático, língua inglesa

Resumo

Discutir questões (inter)culturais em aula de língua estrangeira não significa meramente transmitir informações culturais estanques; significa adotar a perspectiva do intercultural como processo de diálogo entre pessoas pertencentes a culturas diferentes, diálogo este, que deve promover a integração, permitindo ao educando encontrar-se com a cultura do outro sem deixar de lado a sua, incentivando o respeito a outras culturas, a superação de preconceitos culturais e do etnocentrismo. No ensino de línguas baseado em uma perspectiva intercultural busca-se desenvolver a habilidade de usar a língua de forma social e culturalmente adequada. Considerando-se tais pressupostos, pretendemos, na primeira parte deste artigo, tecer reflexões sobre a questão da interculturalidade no ensino-aprendizagem de língua estrangeira e, em seguida, analisar trechos de três livros didáticos de língua inglesa, verificando como são propostas atividades pedagógicas que podem ser bem sucedidas e cumprir um dos importantes papéis da abordagem intercultural que é levaro aprendiz à reflexão sobre a língua estrangeira e sua(s) cultura(s) e sobre a língua materna e sua(s) cultura(s).

Referências

ACKLAM, R.; CRACE, A. Total English (Pre Intermediate). Essex: Pearson Education, 2005.
ALMEIDA FILHO, J.C.P. Língua além de cultura ou além da cultura, língua? Aspectos do ensino da interculturalidade. In: CUNHA, M.J.C & SANTOS, P. Tópicos em Português Língua Estrangeira. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2002, p.209-215.
BARBOSA, L. M. A. O Componente Cultural na Linguística Aplicada. São José do Rio Preto: APLIESP - Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de São Paulo, 2009, p.115-134.
BIZARRO, R.; BRAGA, F. Da(s) cultura(s) de ensino ao ensino da(s) cultura(s) na aula de Língua Estrangeira. Universidade do Porto. Faculdade de Letras , p.823-835, 2005.
BYRAM, M.; GRIBKOVA, B.; STARKEY, H. Developing the intercultural dimension in language teaching: a practical introduction for teachers, 2002. (versão eletrônica) Disponível em: < http://www.lrc.cornell.edu/director/intercultural.pdf>. Acesso em: 6 de jan. 2012.
CLEARY, M. Culture in ELT. New Routes, São Paulo, n.36, p. 32-33, set. 2008.
CORBETT, J. Developing Intercultural Language Awareness. New Routes, São Paulo, n. 34, p. 26-27, jan. 2008.
CORBETT, J. Explore, Reflect and Discuss: Intercultural Activities for the Language Classroom. New Routes, São Paulo, n. 42, p. 14-18, set. 2010.
KRAMSCH, C.J. Context and Culture in Language Teaching. Oxford: Oxford University Press, 1993.
KUMARAVADIVELU, B. Cultural Globalization and Language Education. New Haven (EUA): Yale University Press, 2008.
OXENDEN, C.; SELIGSON, P. English File (Elementary). Oxford: Oxford University Press, 1996.
PAIVA, A.F. Perspectivas (inter)culturais em séries didáticas de português língua estrangeira. 118f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) – Universidade Federal de São Carlos, 2009.
REDSTON, C.; CUNNINGHAM, G. Face2Face (Upper Intermediate). Cambridge: Cambridge University Press, 2006.
ROZENFELD, C.C.F. Crenças sobre uma língua e cultura-alvo (alemã) em dimensão intercultural de ensino de língua estrangeira. 197f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) – Universidade Federal de São Carlos, 2007.
SCHINELO, L.M. Aspectos interculturais no ensino de espanhol em contato com o português em canções em livros didáticos. 168f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) – Universidade Federal de São Carlos, 2009.

Downloads

Edição

Seção

Linguística