A SEÇÃO “CARTAS PÓSTUMAS” NO PERIÓDICO FEMININO O MUNDO ELEGANTE

Autores

  • Louise Farias da Silveira Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Palavras-chave:

Periódico feminino, O Mundo Elegante, Carta

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar uma série de cartas redigidas por importantes escritores portugueses do século XIX, tais como Alexandre Herculano e Júlio Dinis. Publicado após suas mortes em uma seção da publicação feminina O Mundo Elegante – Mensageiro Semanal Ilustrado de Modas, Elegância e Bom - Tom, o conjunto intitula-se “Cartas Póstumas”, sendo veiculado ao longo de dez edições. As epístolas dirigiam-se a Guiomar Torresão, escritora e diretora do periódico, que circulou entre 1º dejaneiro e 25 de dezembro de 1887. A análise das cartas foca- se em três aspectos principais: o gênero epistolar e suas características; a questão de o periódico ser direcionado ao público feminino; e as relações íntimas que se estabeleceram entre os remetentes e a destinatária.

Referências

BORDINI, Maria da Glória. A materialidade do sentido e o estatuto da obra literária em O Senhor Embaixador, de Erico Verissimo. In: ZILBERMAN, Regina et al. As pedras e o arco: fontes primárias, teoria e história da literatura. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2004.
COUTINHO, Afrânio. Notas de teoria literária. Petrópolis: Vozes, 2008.
LOPES, Ana Maria Costa. Imagens da mulher na imprensa feminina de oitocentos: percursos de modernidade. Lisboa: Quimera, 2005.
MARTINS, Ana Luiza. Revistas em revista: imprensa e práticas culturais em tempos de República, São Paulo (1890-1922). São Paulo: EDUSP, 2001.
MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa. São Paulo: Cultrix, 2003.
O MUNDO ELEGANTE. Lisboa: jan./dez. 1887. SILVESTRE, Paulo Armando da Cunha. Vivências do feminino no final de oitocentos: representação da mulher em alguns romances e periódicos da época. 2009.
Dissertação (Mestrado em Estudos Portugueses Interdisciplinares), Universidade Aberta. Lisboa, 2009.
ZILBERMAN, Regina. Periódicos literários e fontes primárias. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM PERIÓDICOS LITERÁRIOS BRASILEIROS, 1º, 2002, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: PUCRS, 2003. CD-ROM. p. 1-8.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS