O MODERNO CANIBAL: OSWALD / TARSILA E A METÁFORA ANTROPOFÁGICA NA LITERATURA NACIONAL

Autores

  • Moisés Gonçalves dos Santos Jr. Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
  • Luciana Brito Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Palavras-chave:

Movimento Antropofágico, Manifesto Antropofágico, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Arte Modernista, Modernismo Brasileiro

Resumo

O artigo em questão, fruto do Projeto de Iniciação Científica “Antropofagia: a renovação literária brasileira”, financiado pelo CNPq, tem o intuito de apresentar a trajetória de surgimento do Movimento Antropofágico, lidera do por Oswald de Andrade e pela pintora Tarsila do Amaral, que tinha como principal finalidade deglutir, transfigurar, ruminar e assimilar (daí o caráter metafórico da palavra “antropofágico”) a cultura do outro, do externo, principalmente a européia, e remodelá-la segundo a realidade brasileira. O Manifesto Antropofágico, publicado em 1º de maio de 1928, é considerado a certidão de nascimento do movimento. Hoje, após 81 anos do inovador e visionário texto de Oswald de Andrade, esse conceito de intercâmbio cultural continua influenciando a produção literária nacional. O objetivo desse trabalho é resgatar a importante contribuição desse movimento modernista para a literatura nacional. Dando destaque especial a Oswald e Tarsila, esse estudo também pretende ilustrar como a Antropofagia literária foi um "lancinante divisor de águas" no modernismo brasileiro.

Referências

ALMEIDA, Maria Cândida Ferreira de. Só a antropofagia nos une. In: CLACSO, Daniel Mato. Cultura, política y sociedad Perspectivas latinoamericanas. Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. 2005. pp. 83-106.
AMARAL, Tarsila do. Tarsila por Tarsila. São Paulo: Celebris, 2004.
ANDRADE, Oswald de. Manifesto Antropófago. In: ______. A Utopia Antropofágica. São Paulo: Globo, 1990.
BASTAZIN, Vera (Org.). A semana de arte moderna: desdobramentos (1922-1992). São Paulo: EDUC, 1992.
BRITO, Mário da Silva. História do Modernismo Brasileiro: antecedentes da semana de arte moderna. 3.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira S.A., 1971.
BOAVENTURA, Maria Eugênia. A vanguarda antropofágica. São Paulo: Ática, 1985.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 7. ed. São Paulo: Nacional, 1985.
CASTRO, Dácio A. de; ROGRIGUES, A.Medina; TEIXEIRA, Ivan P.(Org.). Antologia da Literatura Brasileira. v.2. São Paulo: Marco Editorial, 1979.
JUSTINO, Maria José. O banquete canibal. Curitiba: Editora UFPR, 2002.
NUNES, Benedito. Estética e Correntes do Modernismo. In: ÁVILA, Affonso. O Modernismo. São Paulo: Perspectiva, 1975.
OLIVEIRA, Clenir Bellezi. Como era gostoso o meu burguês. Discutindo Literatura, São Paulo, n. 16, p. 35-39, maio. 2008.
______. O Minotauro. ______, São Paulo, n. 16 p.40-47, maio.2008.
REVISTA DE ANTROPOFAGIA (Edição fac-similar). São Paulo: Círculo do Livro, 1975.
SOUZA, Adalberto de Oliveira; SILVA, Ogmar Luciano. O manifesto literário: algumas peculiaridades do manifesto dada e do manifesto antropófago. In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p.1-10.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Científicos