E DUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS/EJA: UMA EDUCAÇÃO (POSSÍVEL) EMANCIPADORA ?

Autores

  • Odimar J. Peripolli Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Palavras-chave:

Educação, EJA, emancipação

Resumo

Historicamente a escola foi pensada para atender os interesses da classe dominante burguesa (rural e urbana). Na prática, a escola foi e é usada como estratégia para consolidar seu projeto hegemônico de mundo, onde os valores e princípios burgueses são difundidos como sendo universais de todas as classes sociais. Como caracterizar a EJA hoje? Ou seja, qual seu papel enquanto instituição pública frente à classe trabalhadora? É uma escola voltada à reprodução ou uma escola que caminha na perspectiva emancipadora? Que atende e acolhe os interesses da classe trabalhadora?

Referências

FERNANDES, Ovil Bueno. Educação e Desintegração Camponesa: o papel da educação formal na desintegração do campesinato. In: VIANA, Nildo; VIEIRA, Renato Gomes. Educação, Cultura e Sociedade: abordagens críticas da escola. Goiânia/GO: Edições Germinal, 2002.
HISTÓRICO da EJA no Brasil (s/d). Disponível em: <http://www.webartigos.com/articles/17677/1/historico-da-eja-no-brasil/pagina1.html> Acesso em: setembro de 2009.
INSTITUTO educar. Disponível em: http://www2.institutoeducar.com.br/novo2/duvidas.htm#1
Acesso em: outubro de 2009.
LANGER, Protásio P. A aldeia Nossa Senhora dos Anjos. Porto Alegre, EST Edições/Correio Riograndense, 1997.
LOPES, Sela P.; SOUSA, Luzia S. (s/d). EJA: uma educação possível ou mera utopia? Disponível em: <http://www.cereja.org.br/pdf/revista_v/Revista_SelvaPLopes.pdf. Acesso em: setembro de 2009.
MEB – Movimento de Educação de base: educando para a conscientização e vivência da cidadania. Disponível em: <
http://www.meb.org.br/#home. Aceso em setembro de 2009 MOVIMENTO Brasileiro de Alfabetização faliu!!! Disponível em: <http://desciclo.pedia.ws/wiki/Movimento_Brasileiro_de_Alfabetiza%C3%A7%C3%A
3o
______. 1993. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb10a.htm> Acesso em: setembro de 2009.
PERIPOLLI, Odimar J. Expansão do Caapitalismo na Amazônia Norte Mato-Grossense: a mercantilização da terra e da escola. Porto Alegre. Programa de Pós-Graduação/UFRGS, 2009. Tese
(Doutoradoem Educação).
PONCE, Aníbal. Educação e luta de classes. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
KREUTZ, Lúcio. Imigrantes e projetos de escola pública no Brasil: diferenças e tenções culturais. In: Educação no Brasil: história e historiografia/Sociedade Brasileira de História da Educação (Org.). Campinas, SP: Autores Associados: São Paulo: SBHE, 2001.
SOARES, Alexandre B. Juventude e elos com o mundo do trabalho: retratos e desafios. São Paulo: Cortez; Campinas,SP: CIESP; Rio de Janeiro: PUC - RIO, 2010.
TONET, Ivo. Introdução. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Científicos