A MODERNIZAÇÃO DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA NACIONAL A PARTIR DA DÉCADA DE 90 E SEUS IMPACTOS SOBRE O EMPREGO: UMA ANÁLISE REGULACIONISTA SOBRE A ESTRATÉGIA ADOTADA PARA A MANUTENÇÃO DE POSTOS DE TRABALHO

Autores

  • Ademar Pereira dos Reis Filhos Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC

Palavras-chave:

modernização da indústria automobilística, impactos sobre o emprego, abordagem regulacionista.

Resumo

Este artigo discute o modelo de produção adotado após o esgotamento do fordismo, bem como relata as circunstâncias que envolveram a modernização da indústria automobilística nacional a partir da década de 90 e seus impactos sobre o emprego. Descreve, ainda, a importância querepresentou o “Acordo das Montadoras” para a indústria automobilística, no início dos anos 90 e o analisa através de uma abordagem regulacionista.

Referências

ANUÁRIO ESTATÍSTICO DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA BRASILEIRA-2000.
Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.
São Paulo, 2001.
BAER, W. A industrialização e o desenvolvimento econômico do Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1988.
BARBIERI, J. C. A contribuição da área produtiva no processo de inovações tecnológicas. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 37, n. 1, p. 66-77.
BOYER, R. A teoria da regulação: uma análise crítica. São Paulo: Nobel, 1990.
BOYER, R.; SAILLAR, Y. (orgs.). Teoria de la regulación: estado de los conocimientos.Buenos Aires: Asociación Trabajo e Sociedad, 1997.
CACCIAMALI, M. Transformações estruturais e o ajustamento do mercado de trabalho no Brasil na década de 1980.
Estudos Econômicos. São Paulo: IPE/USP, v. 22, 1997.
CARDOSO, A. M. A nova face da indústria automobilística brasileira. Novos Estudos. São Paulo: CEBRAP, n. 61, p.109-129, 2001.
CASTRO, N. A. (Org). A máquina e o equilibrista: inovações na indústria automobilística brasileira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
COMIN, A. De volta para o futuro: política e reestruturação industrial do complexo automobilístico nos anos 90. São Paulo: Annablume: FAPESP, 1998.
FURTADO, M. B. Síntese da economia brasileira. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
GATTÁS, R. A indústria automobilística e a Revolução industrial no Brasil: origens e perpspectivas. São Paulo: Prelo, 1981.
GAITHER, N. & FRAZIER, G. Administração da produção e operações. Tradução José Carlos Barbosa dos Santos. São Paulo: Pioneira Thomson Leraning, 2001.
GOUNET, T. Fordismo e taylorismo na civilização do automóvel. São Paulo: Boitempo, 2001.
GREMAUD, A. P. et al. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Atlas, 1997.
HOLANDA FILHO, S. B. O desempenho da indústria automobilística brasileira num contexto de competição mundial através da inovação. 1994. Tese de Doutoramento. Faculdade de Economia e Administração, Universidade de São Paulo, São Paulo.
HIRATA, H. (org.). Sobre o modelo japonês: automatização, novas formas de organização e relações de trabalho. São Paulo: EDUSP, 1993.
LACERDA, A. C. et al. Economia brasileira. São Paulo: Saraiva, 2000.
LACERDA, A. C. O impacto da globalização na economia brasileira. São Paulo: Contexto, 1999.
MARX, K. O capital. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.
MACHLINE, C. A evolução da administração da produção no Brasil. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v.34, n. 3, p. 91-101.
NASCIMENTO, B. H. Formação da indústria automobilística brasileira. Política de desenvolvimento industrial em uma economia dependente. São Paulo: Instituto de Geografia/USP,
1976.
PASTORE, J. O futuro do trabalho no Brasil e no Mundo. Em aberto, n. 65, p. 31-38, 1995.
PASTORE, J. O desemprego tem cura? São Paulo: Makron Books, 1998.
PIRES, S. Gestão estratégica da produção. Piracicaba: Editora Unimep, 1995.
POCHMANN, M. O trabalho sob fogo cruzado: exclusão, desemprego e precarização no final do século. São Paulo: Contexto, 1999.
PREVOT, R. & MARTINS, M. A. Globalização e reestruturação Industrial: uma discussão sobre as transformações das categorias trabalho e qualificação. Archetypon, n. 17, p. 95-105, 1998
SANTOS, A. M. M. M. Reestruturação da indústria automobilística na América do Sul. BNDES Setorial. Rio de Janeiro, n. 14, p. 47-64, set. 2001.
SINGER, P. Globalização e desemprego: diagnóstico e alternativas. São Paulo: Contexto, 1999.
VANALLE, R. Estratégia de produção e prioridades competitivas no setor de auto peças. 1995. Tese de Doutorado. Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
WOMACK, J.P.; JONES, O.T.; ROOS, D. A máquina que mudou o mundo. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1992.
ZUBOFF, S. Automatizar/informatizar: as duas faces da tecnologia inteligente. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 34, n. 6, p. 80-91

Downloads

Edição

Seção

Ensaios