PROEJA COMO POLÍTICA PÚBLICA DE INCLUSÃO SOCIAL: PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO DO CAMPUS SERTÃOZINHO DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO

Autores

  • Amanda Ribeiro Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- IFSP
  • Christian Carvalho Ganzert Faculdades Integradas FAFIBE

Palavras-chave:

PROEJA, política pública, educação, curso profissionalizante

Resumo

O PROEJA é uma política pública que tem por objetivo a elevação da escolaridade com profissionalização. A finalidade primária deste artigo é trazer à tona qual é a percepção dos estudantes quanto ao impacto do PROEJA em suas vidas, verificando se o que é percebido pelos alunos foco do projeto está em consonância com as ideias que embasaram sua criação. Participaram da pesquisa 46 alunos do curso técnico em Administração do campus Sertãozinho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.Após a análise dos dados,ficouevidente que as premissas que embasaram a constituição do programa PROEJAalcançaram resultados positivos na percepção dos alunos abordados, com a corroboração dastrês primeiras proposições elencadas. Entretanto, foi verificado que poucos alunos possuemconhecimento sobrea finalidade doPROEJA.

Referências

ALMEIDA, A. A problemática da evasão no processo de implantação do PROEJA no Estado do Paraná. In: SIMPÓSIO SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO, 5, 2010, Belo Horizonte, Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2009.
BARROS, R. P.; MEND ONÇA, R. S. P. Os determinantes da desigualdade no Brasil. Rio de Janeiro: IPEA, 1995.
BOCK, A. M. B. A desigualdade social e a educação: a dimensão subjetiva do processo educacional. In: CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL, 9, 2009, São Paulo. Anais... São Paulo: ABRAPEE, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Centenário da rede federal de educação profissional e tecnológica. Brasília: Ministério da Educação, 2009a.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Científicos