HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO: ACERCA D AS TEMATIZAÇÕES, NORMATIZAÇÕES E CONCRETIZAÇÕES RELACIONADAS COM O ENSINO DA LEITURA E ESCRITA

Autores

  • Flaviana Demenech Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE campus Foz do Iguaçu

Palavras-chave:

Alfabetização, Educação, Linguagem

Resumo

Este texto traz um estudo cientifico sobre alfabetização no ensino fundamental de nove anos. Para tal iniciei com a compreensão da história da alfabetização no Brasil. O objetivo deste texto é fazer uma descrição pormenorizada a partir do trabalho da pesquisadora Maria do Rosário Longo Mortatti. Sabendo que os problemas da alfabetização no Brasil são graves, conhecidos por todos e abordado por várias instâncias. No entanto, apesar dos programas de governo que mudam a cada ciclo e das publicidades em torno dele, trata -se de um problema com desafios imensos. Desafios políticos, metodológicos, da formação dos profissionais e também teórico. Por isso meu interesse em resenharas mesmas marcas propostas pela autora para tematizações, normatizações e concretizações relacionadas com o ensino da leitura e escrita no Brasil do final do século XIX ao final do século XX.

Referências

MONARCHA, Carlos. Lourenço Filho: Outros Aspectos. Mesma obra. Campinas, SP, UNICAMP, 1997.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. História dos métodos de alfabetização no Brasil. Brasília: Conferência proferida durante o Seminário "Alfabetização e letramento em debate", promovido pelo Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, 2006.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Os sentidos da alfabetização. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Científicos