Mapeamento bibliográfico sobre a TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) na formação continuada de professores de Matemática do Ensino Médio

Autores

  • Erika Silva Instituto Federal de São Paulo
  • Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues Instituto Federal de São Paulo

Palavras-chave:

TPACK; formação continuada; Ensino Médio; matemática.

Resumo

O estudo aqui apresentado tem natureza qualitativa sendo classificado como uma pesquisa bibliográfica, o qual buscou compreender como o modelo teórico TPACK é utilizado na formação continuada de professores de Matemática do Ensino Médio. A investigação se deu por meio de um mapeamento bibliográfico no Catálogo de teses e dissertações da CAPES, Portal de periódicos da CAPES e Google acadêmico. Foram selecionados oito trabalhos, entre os quais três teses e cinco artigos. Os dados mostraram que as potencialidades do TPACK sobrepõem as limitações. Foi constatado que esse modelo possibilita o uso das tecnologias atreladas ao conhecimento e às práticas pedagógicas, contribuindo para a aprendizagem. Conclui-se que o TPACK é relevante na formação dos professores, pois oportuniza o desenvolvimento profissional e o uso das tecnologias em sala de aula. Por fim, percebemos uma lacuna de pesquisas nessa temática, uma vez que poucas são as pesquisas de investigação desse modelo na formação continuada de professores de matemática do ensino médio, evidenciando a necessidade de novas investigações.

Referências

ABAR, C. A. A. P; ALMEIDA, M. V; MESQUITA, A. J. N. Formação continuada de professores para o uso do GeoGebra na prática docente. Em Teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 14, n. 1, p. 7, 2023.

CAMELO, Z. B; LIMA, I. P.; SILVA, C. B. D. Conhecimentos tecnológicos pedagógicos de conteúdo na formação e prática do professor de matemática. Cenas Educacionais, Caetité - Bahia - Brasil, v.6, n.e16368, p.1-26, 2023.

FIGUEIREDO, S. A; COSTA, N. M. L; LLINARES, S. Olhar profissional para a docência com tecnologia: um estudo na formação continuada. Educação matemática debate, v. 5, n. 11, p. 1-23, 2021.

JACON, M. C. M. Conhecimento Tecnológico e Pedagógico de Conteúdo (TPACK): saberes docentes na formação continuada e ensino remoto. Brazilian Journal of Development, Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.4, p. 41192-41204. 2021

KLEEMANN, R. Confeccionando o chapéu: as tecnologias digitais e o desenvolvimento profissional docente no contexto das formações inicial e continuada de professores de matemática. 2024. 253 f. Tese (Doutorado de Educação em ciências). Universidade Federal do Rio Grande, 2024

KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Knowledge. Teachers College Record. v.108, n.6, June, 2006.

KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. Introducing Technological Pedagogical Knowledge. In: The handbook of technological pedagogical content knowledge for educators. New York: MacMillan, 2008. p. 3-30.

NOGUEIRA, C. A. Narrativas de professores de matemática: experiências com aprendizagem criativa em um curso de robótica educativa. 2021. 227 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.

MARTINS, C. Geração digital, geração net, millennials, geração Y. Diálogo, Canoas. n. 29, p. 141-151. 2015

OLIVEIRA, G. P; BARBOSA, Y. O. O estudo das cônicas em um grupo de professores do ensino básico: reflexões a partir de uma investigação com encontros virtuais síncronos e interações assíncronas. Revista de Matemática, Ensino e Cultura - REMATEC, Belém/PA, v. 19, n. 48, p. e2024012, 2024.

SILVA, M. S. A orquestração instrumental na elaboração de uma tarefa matemática: conhecimento e práticas profissionais do professor. 2021. 198 f. Tese de Doutorado. Universidade de Lisboa (Portugal).

SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Research, n. 15, p. 4-14, 1986.

Downloads

Publicado

09-10-2025

Edição

Seção

Fluxo contínuo