Estratégias de leitura e interpretação de textos injuntivos no Ensino Médio Integrado da Educação Profissional Tecnológica
Palavras-chave:
leitura e interpretação, textos injuntivos, formação discente, formação humana integral, Educação Profissional e Tecnológica (EPT)Resumo
O objetivo desta pesquisa é propor aos estudantes do ensino médio integrado da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) estratégias e direcionamentos para leitura e interpretação de textos injuntivos, por meio dos editais de processos seletivos para acesso ao mundo do trabalho, e para o acesso ao ensino superior. Esta investigação é de abordagem qualitativa, e recorre a fontes bibliográficas como Marise Ramos e Demerval Saviani, que defendem a teoria da formação humana integral no ensino médio, além de autores da área de letramento como Magda Soares e Antônio Suárez Abreu. Também faz uso de fontes documentais, como a legislação, a Constituição Federal, o Estatuto da Juventude, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), e os editais das instituições de ensino. Para alcançar o proposto foi realizada uma formação discente elaborada a partir de questionários diagnósticos, a qual propôs uma estratégia e direcionamento de leitura dos editais de vestibulares das principais universidades e faculdades de São Paulo. Como resultado, os participantes afirmaram que mudaram a visão sobre os editais, tendo acesso a oportunidades geradas pela sua correta leitura e interpretação, alcançando o objetivo proposto e contribuindo para uma formação humana integral dos participantes.
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