Gerando empresas com bordado: o artesanato como temática interdisciplinar no Ensino Médio Integrado

Autores

  • Vanessa Balbao Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Riama Coelho Gouveia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Palavras-chave:

Projeto de Trabalho; bordado; interdisciplinaridade; integração.

Resumo

O processo educativo deve articular educação e trabalho, na perspectiva de uma formação integral dos estudantes. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi investigar as contribuições para a integração e contextualização que podem ser oferecidas por um Projeto de Trabalho com a temática do bordado. A abordagem foi qualitativa, utilizando elementos da pesquisa-ação. O Projeto de Trabalho, desenvolvido coletivamente por docentes e discentes, envolveu disciplinas da formação geral e profissional e atividades como aulas expositivas dialogadas, oficinas, pesquisas e elaboração de produtos. Durante o desenvolvimento, os estudantes realizaram elaboraram diário de bordo e portfólio virtual; ao final, discentes e docentes responderam um questionário avaliativo. Desde o início os estudantes mostraram familiaridade com o tema e estabeleceram relações com as disciplinas. Os produtos desenvolvidos foram basicamente toalhas de mão e ecobags personalizadas com o bordado, associados a empresas para sua comercialização. Ao final, os estudantes afirmaram perceber a relação entre teoria e prática, entre as disciplinas gerais e específicas e com o mundo do trabalho e da cultura. Os docentes destacaram aspectos positivos do trabalho, entre eles a responsabilidade e o protagonismo. Pode-se, assim, afirmar que o Projeto de Trabalho contribuiu para a aprendizagem e integração na Educação Profissional e Tecnológica.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Resolução nº 3. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, 2018

CIAVATTA F M. O trabalho como princípio educativo – Uma investigação teórico-metodológica (1930-1960). Rio de Janeiro: PUC -RJ, 1990

CUNHA, Tânia Batista de; VIEIRA, Santa Brazão. Entre o bordado e a renda: condições de trabalho e saúde das labirinteiras de Juarez Távora/Paraíba. Psicol. cienc. prof., v. 29, n.2, 2009.

FAZENDA, Ivani C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 2. ed. Campinas: Papirus, 1995.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. 1 ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009

HERNANDÉZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A Organização do currículo por projetos de trabalho: O conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artmed, 1998.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LOURENÇO FILHO, M. B. Introdução ao Estudo da Escola Nova. 14. ed. Rio de Janeiro: Eduerj, 2002.

LUDKE, M; ANDRE, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2 ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2013

MACHADO, J. Porto O conceito de artesanato: Uma produção manual. Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais, v. 2, n. 2, 21 set. 2016.

MICHAELIS, Michaelis Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa São Paulo: Editora Melhoramentos, 2015.

RAMOS, Marise. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In. FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (orgs.) Ensino Mèdio Integrado: concepções e contradições. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SANTOS, Elisa Mariana. Entrelaçados socioculturais : uma história crítica do bordado. Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. Polo Cidade de Goiás - GO

SIMIONI, Ana Paula. Bordado e transgressão: questões de gênero na arte de Rosana Paulino e Rosana Palazyan. Revista Proa, v.1, n2, 2010..

SILVEIRA, D. T., & CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica: métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora: UFRGS, 2009.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011

Downloads

Publicado

10-12-2025

Edição

Seção

Fluxo contínuo