Os Princípios educativos do trabalho: formação em Educação Profissional e Tecnológica por meio da Análise Epistemológica do Trabalho

Autores

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Análise Epistemológica do Trabalho, Didática Profissional, Ensino Profissional, Formação Técnica

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre o trabalho como princípio educativo, por meio do desenvolvimento de um olhar epistemológico sobre o trabalho na Educação Profissional e Tecnológica. Para isso, adotou-se uma metodologia de Análise Epistemológica do Trabalho, inspirada na Didática Profissional e na Ergonomia Cognitiva, de modo a explicitar as diferentes dimensões do trabalho (ética, estética, ambiental, social, econômica etc.), seus aspectos cognitivos, bem como os saberes e valores envolvidos no ofício do trabalhador. Esta metodologia foi utilizada em um Estudo de Caso com um trabalhador Oficial de Manutenção Predial, o qual foi desenvolvido no âmbito da formação de formadores para a EPT. A partir do emprego dessa abordagem, é possível construir diálogos entre as dimensões do trabalho explicitadas na Análise Epistemológica e os diferentes domínios da formação, o que pode abrir novos caminhos na afirmação do trabalho como princípio educativo na Educação Profissional e Tecnológico. 

Biografia do Autor

  • Crislaine Gruber, Instituto Federal de Santa Catarina

    Professora no Instituto Federal de Santa Catarina. Doutora em Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia, na Universidade Federal de Santa Catarina (2019), mestra em Design (2014) e graduada em Moda (2010), pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Líder do grupo de pesquisa Tedpro: Tecnologias para Educação Profissional, do IFSC. Coordenadora do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede (Profept), onde também atua como docente na Linha de Pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT. Foi assessora na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFSC, junto à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional. Atua principalmente nas áreas de Tecnologias Educacionais, Educação Profissional, Concepção de Cursos na Educação Profissional, Análise Ergonômica do Trabalho e Didática Profissional.

  • Thayse Gonçalves da Silva, Instituto Federal de Santa Catarina

    Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021). Especialista em Educação Especial e Inclusiva pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci -UNIASSELVI (2022). Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Santa Catarina (2023/1). Tenho formação técnica em Logística pelo Instituto Federal de Santa Catarina em 2020. Formação em Magistério com habilitação em Educação Infantil e Séries Iniciais (2007). Estive à frente da Coordenadoria de Extensão e Relações Externas do IFSC (2020/2022), e Coordenei o Núcleo de Acessibilidade Educacional do Instituto Federal de Santa Catarina Campus Tubarão em 2023/1.

  • Paulo Roberto Wollinger, Instituto Federal de Santa Catarina

    Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Licenciatura Para Educação Profissional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Especialização em Gestão Educacional pela Oklahoma State University - EUA, Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília. É professor da Educação Profissional no Instituto Federal de Santa Catarina. Participou da construção dos Catálogos Nacionais dos Cursos Superiores de Tecnologia e Cursos Técnicos. Foi Coordenador-Geral de Regulação da Educação Tecnológica - SETEC-MEC, Diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior - SESU-MEC. Foi diretor de Ensino e Pró-Reitor de Ensino Substituto Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. Atua na formação de professores para a Educação Profissional. Pesquisa educação profissional: epistemologia, currículos, didática profissional e certificação de competências profissionais.

  • Tiago Juliano Ferreira

    Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Cruz Alta/RS (2007). MBA em Sistemas da Informação pela Escola Superior Aberta do Brasil. Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT no IFSC Câmpus Florianópolis. Atualmente lotado na Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus Tubarão, atuando nas áreas de Administração de Sistemas, Infraestrutura de Redes e Suporte Técnico. Atuou como professor substituto nos Campi Ibirubá e Sertão do IFRS, em disciplinas de Redes de Computadores, Segurança da Informação e Arquitetura de Computadores, também como professor no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/RS. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Hardware e Redes, atuando principalmente nos temas: redes e sistemas distribuídos, infraestrutura como código, cultura DevOps, metodologias ágeis, software livre e plataformas digitais de aprendizagem. Demais áreas de interesse: soberania digital, internet distribuída, infoproletariado, cooperativismo de plataforma, formação humana integral.

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Publicado

09-09-2025

Edição

Seção

Fluxo contínuo