Os Princípios educativos do trabalho: formação em Educação Profissional e Tecnológica por meio da Análise Epistemológica do Trabalho
Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Análise Epistemológica do Trabalho, Didática Profissional, Ensino Profissional, Formação TécnicaResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre o trabalho como princípio educativo, por meio do desenvolvimento de um olhar epistemológico sobre o trabalho na Educação Profissional e Tecnológica. Para isso, adotou-se uma metodologia de Análise Epistemológica do Trabalho, inspirada na Didática Profissional e na Ergonomia Cognitiva, de modo a explicitar as diferentes dimensões do trabalho (ética, estética, ambiental, social, econômica etc.), seus aspectos cognitivos, bem como os saberes e valores envolvidos no ofício do trabalhador. Esta metodologia foi utilizada em um Estudo de Caso com um trabalhador Oficial de Manutenção Predial, o qual foi desenvolvido no âmbito da formação de formadores para a EPT. A partir do emprego dessa abordagem, é possível construir diálogos entre as dimensões do trabalho explicitadas na Análise Epistemológica e os diferentes domínios da formação, o que pode abrir novos caminhos na afirmação do trabalho como princípio educativo na Educação Profissional e Tecnológico.
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