The danger of a single story:promovendo a conscientização crítica por meio de uma Sequência Didática de ensino de inglês como língua estrangeira na Educação Profissional e Tecnológica
Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Ensino de inglês, Interculturalidade Crítica, MultiletramentosResumo
O estudo buscou investigar em que medida a implementação de uma Sequência Didática (SD) de ensino de inglês como língua estrangeira norteada pelas perspectivas dos Multiletramentos e da interculturalidade Crítica é capaz de fomentar a tomada de consciência de alunos do Ensino Médio no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a cerca das relações de poder que permeiam as relações culturais e o uso da língua a fim de que problematizem práticas sociais da linguagem que perpetuam preconceitos e desigualdades. Realizou-se uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada utilizando métodos da pesquisa bibliográfica/documental e métodos da pesquisa-ação. A SD fundamenta-se em textos multisemióticos e atividades gamificadas criadas por meio das plataformas Educaplay e Wordwall. A aplicação se deu no IFFluminense Campus Macaé em três turmas do 2º ano do Ensino Médio Integrado. Os resultados obtidos indicam uma boa receptividade dos alunos em relação à SD. Os alunos demonstraram terem compreendido a problemática dos estereótipos, e se implicaram de maneira dialógica e autônoma no processo de (re)pensar narrativas diversas que questionem as histórias únicas. Concluiu-se que a SD tem potencial de promover a consciência crítica a cerca das relações de poder que permeiam as relações culturais e o uso da língua.
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. The danger of single story. [Edinburgh]: TED, 2009. Disponível em: https://www.ted.com/talks/chimamanda_ngozi_adichie_the_danger_of_a_single_story. Acesso em: 15 mar. 2022.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BAUMAN, Zygmund. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
British Council. LearnEnglish Kids. Disponível em: https://learnenglishkids.britishcouncil.org/listen-watch/short-stories/ugly-duckling. Acesso em: 10 set. 2023.
CANAGARAJAH, A. Suresh. Negotiating the local in English as a lingua franca. Annual Review Applied Linguistics, n. 26, p. 197-218, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/231788017_Negotiating_the_local_in_English_as_a_lingua_franca/link/00b49537a71eb2965d000000/download. Acesso em 10 jun. 2021
CANDAU, V. M. (org). Diferenças Culturais e Educação: construindo caminhos. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2011.
CASTAMAN, Ana Sara; VIEIRA, Josimar de Aparecido; PASQUALLI, Roberta. Inovações na sala de aula da educação profissional e tecnológica: revendo posições e tendências. In: SOUZA, Francisco das Chagas Silva; NUNES, Albino Oliveira (org.). Temas em educação profissional e tecnológica. Campos dos Goytacazes: Essentia Editora IFFluminense, 2019. p. 99-114. Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/livros/issue/view/242. Acesso em: 29 out. 2021.
CIAVATTA, M. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos? / The integrated education, the polytechnic and the omnilateral education. Why do we fight?. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 187–205, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303. Acesso em: 15 out. 2023.
COPPETE, Maria Conceição; FLEURI, Reinaldo Matias; STOLTZ, Tania. Educação para a diversidade numa perspectiva intercultural. Revista Pedagógica, [s. l.], v. 14, n. 28, p. 231, 2013.
DELIZOICOV, D. ; ANGOTTI, J. A; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. 364 p. (Docência em formação: Ensino fundamental)
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 63ª ed., Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2a ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.
KRACAUER, Siegfried. Theory of Film: the redemption of physical reality. Nova Iorque: Oxford University Press, 1960.
MATTOS, Andréa Machado de Almeida. Pequenos passos, grandes soluções: a PesquisAção como ferramenta para solução de problemas de sala de aula de língua estrangeira. In: Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 7., 2004, São Paulo. Anais. São Paulo: Associação de Linguística Aplicada do Brasil, 2004.
MATTOS, Andréa Machado de Almeida. O Ensino de Inglês como Língua Estrangeira na Escola Pública: Novos Letramentos, Globalização e Cidadania. T.D – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP; São Paulo: 2015.
MUENCHEN, C. A disseminação dos três momentos pedagógicos: Um estudo sobre práticas docentes na região de Santa Maria/RS. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Florianópolis. Universidade Federal de Santa Catarina. 2010. 213p.
NEGRI, A.; TIETZMANN, R. O limiar da piscina: uma análise do filme "Que horas ela volta?" em diálogo com o imaginário sobre a desigualdade social brasileira. Mídia e Cotidiano, v. 16, n. 3, p. 199-215, 21 set. 2022.
QUE horas ela volta? Direção de Anna Muylaert. Globo Filmes, 2015. (114 min.).
RODRIGUES DE MAGALHÃES, Simone; RODRIGUES, Laerte Mateus; ALVES PEREIRA, Cláudio. Metodologias ativas que empregam tecnologias digitais de informação e comunicação (tdic) no ensino médio integrado. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 3, p. e083, 2021.
ROJO, R. H. R; MOURA, E. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação (Online), v. 12 n. 34, p.152-180, abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 19 abr. 2022.
SILVA, Mirella Mota Cavalcante Da; TOASSI, Pâmela Freitas Pereira; HARVEY, Myrcea Santiago Dos Santos. Metodologias Ativas e Ensino de Língua Estrangeira. Revista Linguagem em Foco, [s. l.], v. 12, n. 2, p. 227–247, 2020.
THE NEW LONDON GROUP (NLG). A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Harvard Educational Review, v. 66, n. 1, 1996, p.60-93. Disponível em: http://www.sfu.ca/~decaste/newlondon.htm. Acesso em 22 de jun 2021.
VELASCO, Eduardo Oliveira; NAKAMOTO, Paula Teixeira. Plataforma Wordwall: relato de experiência de um projeto de ensino para a criação de conteúdos digitais para apoio das práticas educativas. Kiri-Kerê - Pesquisa Em Ensino, v., n.15., Jul 2023, p. 255-267. https://doi.org/10.47456/krkr.v1i15.38961
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Iluminart

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.