Proposta de sequência didática para ensino da internet das coisas no contexto da educação profissional e tecnológica

Autores

  • Edson dos Santos Farinasso Instituto Federal de Educação, Ciência e Teconologia de São Paulo
  • André Luis Dias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado; Educação Profissional e Tecnológica; Indústria 4.0; Internet das Coisas.

Resumo

O objetivo geral deste trabalho é estimular o aprendizado de alunos do Ensino Profissional e Tecnológico a partir de uma das tecnologias da Indústria 4.0, conhecida como “Internet das Coisas”, propondo a realização e o desenvolvimento de um protótipo de produto. A metodologia a ser utilizada possui elementos da pesquisa-ação e o ciclo da investigação-ação. A pesquisa foi motivada considerando a problemática dos alunos em não conhecerem as novas tecnologias da Quarta Revolução Industrial. Será desenvolvido um produto educacional a partir do levantamento do conhecimento prévio dos alunos. Planeja-se apresentar a tecnologia contemplando diferentes conteúdos, como o contexto histórico das nova tecnologias, apresentar um exemplo de aplicação de Internet das Coisas na prática onde os alunos poderão entender melhor a teoria e poder fomentar sua criatividade para construção de uma proposta de produto. A análise dos resultados se dará principalmente de forma quantitativa, por meio de análise estatística dos dados levantados, através de aplicação de questionário e ao final realização de uma roda de conversa. Espera-se que o produto educacional desenvolvido contribua para uma formação integral dos alunos tendo como cenário uma das novas tecnologias da quarta revolução industrial.

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Publicado

23-09-2025

Edição

Seção

Fluxo contínuo