Um Estudo de interdisciplinaridade na educação profissional e tecnológica: relação entre as aulas de matemática, língua portuguesa e linguagem de programação a partir da proposta de uma sequência didática

Autores

  • Daniela da Silva Soncini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Rosana F. L. Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Palavras-chave:

programação, interpretação, linguagem numérica, educação profissional e tecnológica, trabalho, formação docente

Resumo

A educação profissional e tecnológica promove a formação do aluno de forma integral para prepará-lo para o trabalho e o mundo. Tendo como objeto de pesquisa o ensino médio integrado em desenvolvimento de sistemas, observou-se a dificuldade dos alunos em compreender as disciplinas técnicas, em especial as que possuem foco em programação. Para elucidar o apresentado durante o estudo, temos a necessidade da melhoria da interpretação e compreensão do conteúdo a ser desenvolvido. Propõe-se uma busca pela compreensão da relação entre a língua portuguesa, para o processo de interpretação, a matemática com foco em compreender como utilizar a linguagem numérica, de forma conjunta para a execução das atividades.
Durante o desenvolvimento do produto educacional, foi ofertado um curso para docentes e alunos, cujos resultados serão modelados em uma sequência didática. O presente curso é um recorte de investigação em andamento, que busca evidenciar a necessidade da aplicação e desenvolvimento da interdisciplinaridade entre língua portuguesa, matemática e linguagem de programação pelos docentes, para que os alunos consigam desenvolver as habilidades e competências necessárias para sua formação, a partir da formação docente.

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Publicado

27-10-2025

Edição

Seção

Fluxo contínuo