A gestão democrática como objeto de formação continuada dos docentes da educação profissional e tecnológica

Autores

  • Larissa Cristina Barbieri
  • Amanda Ribeiro Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Palavras-chave:

Gestão Escolar Democrática, Vídeo Educativo, Produto educacional, Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Formação Docente.

Resumo

A Constituição Federal de 1988 aponta a gestão democrática como um dos princípios para a educação brasileira, sendo ratificada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que foram criados pela Lei Nº11.892, de 29 de dezembro de 2008, devem seguir os artigos da LDB no tocante à gestão democrática, que é entendida como princípio que orienta os processos e procedimentos administrativos e pedagógicos, no âmbito da escola e nas suas relações com os demais órgãos do sistema educativo de que faz parte. Assim, o objetivo deste trabalho foi desenvolver e avaliar um produto educacional sobre o tema gestão democrática escolar que auxilie na formação continuada de professores da EPT. O produto educacional desenvolvido foi uma série de 5 vídeos educativos, cujos temas abordados foram: gestão escolar democrática e mecanismos de participação (vídeo 1); processo de escolha dos dirigentes do IFSP (vídeo 2); Conselho Superior e Conselho de Campus (vídeo 3); Projeto Político Pedagógico e Plano de Desenvolvimento Institucional (vídeo 4), entidades estudantis (vídeo 5).

Biografia do Autor

  • Amanda Ribeiro Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
    Doutora e mestre em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP e graduada em Administração pela mesma instituição. Atualmente é professora do Instituto Federal de São Paulo, campus Sertãozinho.

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Publicado

09-10-2025

Edição

Seção

Fluxo contínuo