Produção de sanduíche no curso Técnico em Administração: Relato de uma ação interdisciplinar

Autores

  • Eder Daniel Corvalão IFSC
  • Evelise Zerger IFSC Campus Urupema
  • Filipe Marchioro Pfutzenreuter IFSC Campus Urupema

Palavras-chave:

Educação Profissional; Administração; interdisciplinaridade

Resumo

A maioria dos estudantes do curso técnico concomitante de administração possui pouca ou nenhuma vivência profissional. Diante dessa realidade, no ano de 2023, ao estruturar os conteúdos da unidade curricular de Administração da Produção, surgiu a ideia de uma ação interdisciplinar. O objetivo era proporcionar aos estudantes a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos da área, abrangendo temas como arranjo físico, produtividade e sistemas de produção. Essa iniciativa contou com a colaboração dos professores das disciplinas de Redação Oficial e Gastronomia do Campus, resultando na produção de sanduíches que atendiam a critérios rigorosos de higiene e padrões de qualidade previamente estudados e definidos. Ao finalizar essa prática, os alunos foram desafiados a compilar suas observações em um relatório técnico. Destaca-se que toda essa atividade foi realizada no laboratório de gastronomia do IFSC Campus Urupema. Este artigo tem como propósito analisar e compartilhar os resultados dessa experiência, explorando a integração entre teoria e prática na formação técnica desses futuros profissionais.

Biografia do Autor

  • Evelise Zerger, IFSC Campus Urupema

    Mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do SUL (2016); Especialista em Docência em Gastronomia pelo Centro Universitário de Maringá (2011); Tecnóloga em Gastronomia pelo Centro Universitário de Maringá (2010). Professora efetiva do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, lotada no Campus Urupema.

  • Filipe Marchioro Pfutzenreuter, IFSC Campus Urupema

    Possui graduação em Letras (Licenciatura) com habilitação em Português e Inglês pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2007). É Doutor (2014) e Mestre (2010) em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, onde também concluiu Pós-Doutorado (2017), sob orientação da Profa. Dra. Salma Ferraz. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC, Câmpus Urupema. Cargo de concurso: Docente EBTT Letras Português/Inglês 40h DE. Além da docência, dedica-se à pesquisa na área dos Estudos Comparados entre Teologia e Literatura (Teopoética). Também é escritor, com dedicação especial ao gênero conto, e ex-integrante da Academia Orleanense de Letras - ACOL.

Referências

ARAÚJO, Mayra de C. Miranda. Competências do Professor para o trabalho com projetos de forma eficaz. 2009. Dissertação - (Mestrado em Educação tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais/CEFETMG, Belo Horizonte.

BRASIL. Ministério Da Educação - CNE - Câmara De Educação Básica. Síntese das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, 2013. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=32621-cne-sintese-das-diretrizes-curriculares-da-educacao-basica-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 22 jul. de 2023.

DIEGO, Jorge C.; FIGUEIREDO, Luciana P. Gastronomia como objeto de prazer? Diálogos com a Psicanálise e a Antropologia. Nutrivisa. Fortaleza/CE, Vol 1, Núm 2., p. 37-47, jul/out 2014. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/nutrivisa/issue/view/453>. Acesso: set. 2023.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo. Loyola, 1979.

_____. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 1994.

_____. Interdisciplinaridade um projeto em parceria. 5ª edição, São Paulo, Loyola, 2002.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

PERRENOUD, Philippe. 10 Novas Competências para Ensinar. Editora: Artmed. 2000

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. Cortez. São Paulo. 2004

SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

WEISS, Cláudia S.; TAFNER, Elisabeth P.; LORENZI, Estela M. B.; EWALD, Luana. Comunicação e Linguagem. Indaial: Uniasselvi, 2018.

Downloads

Publicado

09-10-2025

Edição

Seção

Fluxo contínuo