Ensino de redação acadêmica na Educação Profissional e Tecnológica
uma análise de resumos em trabalhos de conclusão de curso
Palavras-chave:
linguagem e cognição, ensino, redação acadêmica, educação profissional e tecnológicaResumo
Escrever um texto acadêmico requer o desenvolvimento de capacidades cognitivas, para pensar a lógica metodológica, e de capacidades linguísticas, para comunicar o processo de pesquisa. Fazer ciência e comunicar ciência se ensina/aprende na escola e inicia-se na graduação, na elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC). Este estudo nasce da observação docente de estudantes de Cursos Superiores de Tecnologia em um Instituto Federal, no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, em aulas de metodologia de pesquisa. Percebeu-se uma relação entre como os estudantes concebem a ciência e como eles a comunicam, corroborada a partir da análise textual de resumos dos TCC. Foram mapeadas categorias lógicas e linguísticas, a partir de uma abordagem semântica da Linguística Cognitiva vinculada aos princípios da EPT para a formação humana integral. Os resultados da análise permitem visualizar uma articulação entre o conceitual e o operacional, ancorada no desenvolvimento das etapas dos processos de pesquisa e escrita, em que se integram o abstrato (problema, objetivo e conclusão) e o concreto (tema, metodologia e resultados). Essa integração promove valores como a autonomia e capacidades como a criatividade, tão necessárias para o desenvolvimento do educando e do conhecimento científico, e tão benéficas para (res)significar as práticas docentes.
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