Impactos da pandemia e do ensino remoto emergencial na trajetória de estudantes do ensino médio integrado
Palavras-chave:
Pandemia Covid-19, EaD, Ensino Remoto, Ensino Médio IntegradoResumo
Este artigo apresenta e discute dados de uma pesquisa de iniciação científica realizada no ensino médio integrado em um campus do Instituto Federal de São Paulo, que buscou conhecer os impactos da pandemia da Covid-19 e do ensino remoto emergencial na trajetória de estudantes. Desemprego entre os familiares, redução do consumo causada pela carestia, necessidade dos jovens de ingressar do mercado de trabalho de forma precária para compor a renda familiar, ampliação das tarefas de cuidados domésticos, adoecimento de familiares, mortes de familiares, adoecimento mental como ansiedade e depressão estão entre os fatos que os estudantes sinalizaram como marcas da pandemia. Os relatos dos estudantes participantes do estudo em questão também evidenciam os limites e fracasso da Educação a Distância, mesmo que no caráter emergencial. Considerando o contexto de crise econômica que se acentua ampliando as desigualdades sociais, apontamos que sob a égide do capitalismo e da estratificação social, o ensino remoto não garantiu e não pode garantir o direito social à educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada.
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