Ensino remoto de Sociologia em um cursinho popular em tempos de pandemia de COVID-19: desafios e perspectivas
Palavras-chave:
Ensino de sociologia, Ensino remoto, Cursinho popularResumo
Este texto consiste em um relato de experiência de ensino de sociologia em um cursinho popular vinculado ao Programa Institucional de Cursinhos Populares do IFSP que, em decorrência da pandemia de COVID-19, foi realizado de forma remota durante o segundo semestre de 2021. Apresenta-se a proposta do cursinho, o contexto em que a prática pedagógica relatada se inscreve e a experiência da docente-bolsista que, em diálogo com o professor orientador e com os discentes do cursinho, teve que selecionar conteúdos, metodologias e formas de avaliação específicas em vista do contexto. Como conclusão, reflete-se sobre algumas das possibilidades e sobre alguns dos desafios enfrentados no ensino sociologia em tempos de pandemia e operacionalização do ensino remoto.
Referências
PEREIRA, T. I.; RAIZER, L. ; MEIRELLES, M. . A Luta pela Democratização do Acesso ao Ensino Superior: o caso dos cursinhos populares. Espaço Pedagógico, v. 17, p. 86-96, 2010.
WHITAKER, D. C. A.. Da "invenção" do vestibular aos cursinhos populares: um desafio para a orientação profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 11, p. 289-297, 2010.
ZAGO, N.; PAIXÃO, L. P. ; Pereira, T. Ingrassia . Acesso e Permanência no ensino superior: problematizando a evasão em uma nova universidade federal. Educação em Foco, v. 27, p. 145-169, 2016.