Desenho Universal para a Aprendizagem como opção para a Inclusão na Educação Prifissional e Tecnológica
Palavras-chave:
Inclusão; Acessibilidade; Aprendizagem; Planejamento.Resumo
A crescente demanda de inclusão no contexto educacional frente à variabilidade dos estudantes, exige reflexão coletiva sobre repensar as práticas pedagógicas com vistas à aprendizagem de todos. Este estudo propõe pensar a utilização do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como opção para elaboração dos planos de aula, tornando-os acessíveis a todos os aprendizes. Objetivamos discutir as possibilidades da implementação da abordagem DUA na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no projeto de pesquisa “Integrando o Desenho Universal para a Aprendizagem às práticas pedagógicas: reflexões nas formas de pensar o ensino na educação profissional e tecnológica,” do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT), pelo IFTM, Uberaba- MG.Referências
CAST (2018). Diretrizes de Design Universal para Aprendizagem versão 2.2. Recuperado de http://udlguidelines.cast.org
CAST. Universal Design for Learning guidelines version 2. 2 [graphic organizer]. Wakefield, MA: Author, 2018. Tradução e adaptação brasileira: Victor Menna - Hifa Educação (@hifaeducacao) - 2022.
ELENCO (2018). Diretrizes de Desenho Universal para Aprendizagem versão 2.2. Extraído de http://udlguidelines.cast.org
GIL, Marta (2012). Caminhos da inclusão: a história da formação profissional de pessoas com deficiência no SENAI-SP. SESI SENAI Editora.
NOVAK, Katie (2022). Construindo um Conjunto de Habilidades para Apoiar o Design Universal para Aprendizagem. Disponível em <https://www.novakeducation.com/blog/the-skillset-of-a-udl-practitioner-resource-tool> Acesso em: 30 de ago. 2022.
NOVAK, Katie (2022). Quais são as Diretrizes UDL. Disponível em <https://www.novakeducation.com/blog/what-are-the-udl-guidelines?hsLang=en> Acesso em: 30 de ago. 2022.
NOVAK, Katie (2022). UDL now! (3ª ed.). Wakefield, Massachusetts: CAST Professional Publishing.
PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza (2020). Formação de professores para o desenvolvimento de práxis inclusivas baseadas no Desenho Universal para a Aprendizagem: uma pesquisa colaborativa. Tese (Doutorado em educação) – Centro de Educação, Comunicação e Artes, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2020.
RAMOS, Ana Rosa (2020). Inclusão, Desenho Universal para a Aprendizagem e Tecnologia Assistiva: concepções e reflexões dos docentes do ensino técnico. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.
SEBASTIAN-HEREDERO, Eládio; ANACHE, Adriana (2020). A percepção docente sobre conceitos, políticas e práticas inclusivas: um estudo de caso no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp.1, p. 1018–1037, 2020. DOI: 10.21723/riaee.15iesp.1.13514. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13514 Acesso em: 23 mar. 2023.
SEBASTIAN-HEREDERO, Eládio; PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; VITALIANO, Célia Regina (2022). Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA): uma abordagem inclusiva. 1 ed. São Carlos: De Castro.
THIBODEAU, Tom (2021). UDL: Fornecendo Vários Meios de Engajamento. Disponível em <https://www.novakeducation.com/blog/what-are-the-udl-guidelines?hsLang=en> Acesso em: 30 de ago. 2022.
ZERBATO, Ana Paula (2018). Desenho universal para aprendizagem na perspectiva da inclusão escolar: potencialidades e limites de uma formação colaborativa.