Esta é uma versão desatualizada publicada em 2024-11-14. Leia a versão mais recente.

Desenho Universal para a Aprendizagem como opção para a Inclusão na Educação Prifissional e Tecnológica

Autores

Palavras-chave:

Inclusão; Acessibilidade; Aprendizagem; Planejamento.

Resumo

A crescente demanda de inclusão no contexto educacional frente à variabilidade dos estudantes, exige reflexão coletiva sobre repensar as práticas pedagógicas com vistas à aprendizagem de todos. Este estudo propõe pensar a utilização do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como opção para elaboração dos planos de aula, tornando-os acessíveis a todos os aprendizes. Objetivamos discutir as possibilidades da implementação da abordagem DUA na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no projeto de pesquisa “Integrando o Desenho Universal para a Aprendizagem às práticas pedagógicas: reflexões nas formas de pensar o ensino na educação profissional e tecnológica,” do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT), pelo IFTM, Uberaba- MG.

Biografia do Autor

Raquel Aparecida Rosa, IFTM

Mestranda IFTM- Parque Tecnológico Uberaba em Educação Profissional e Tecnológica - EPT. Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos- IFTM. Graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba. Professora da Educação Básica nas redes estadual e municipal de Uberaba. Educadora Google Certificada Nível 2.

Paula Teixeira Nakamoto, IFTM

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2001), mestrado em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia (2004), doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia (2011) e pós-doutorado em Educação pela Universidade de Coimbra - Portugal. É professora titular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, atuando nos cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio, no mestrado e doutorado do Programa de Pós Graduação Mestrado em Educação Tecnológica do IFTM, no mestrado do Programa de Pós Graduação em Rede ProfEPT. Atuou como coordenadora do curso de Licenciatura em Computação (2014-2017) e como coordenadora do mestrado ProfEPT IFTM (2017-2021). Tem interesse nas áreas: Tecnologia Educacional, Gamificação, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Educação à Distância, Programação para WEB e Acessibilidade de Produtos Educacionais.

Referências

CAST (2018). Diretrizes de Design Universal para Aprendizagem versão 2.2. Recuperado de http://udlguidelines.cast.org

CAST. Universal Design for Learning guidelines version 2. 2 [graphic organizer]. Wakefield, MA: Author, 2018. Tradução e adaptação brasileira: Victor Menna - Hifa Educação (@hifaeducacao) - 2022.

ELENCO (2018). Diretrizes de Desenho Universal para Aprendizagem versão 2.2. Extraído de http://udlguidelines.cast.org

GIL, Marta (2012). Caminhos da inclusão: a história da formação profissional de pessoas com deficiência no SENAI-SP. SESI SENAI Editora.

NOVAK, Katie (2022). Construindo um Conjunto de Habilidades para Apoiar o Design Universal para Aprendizagem. Disponível em <https://www.novakeducation.com/blog/the-skillset-of-a-udl-practitioner-resource-tool> Acesso em: 30 de ago. 2022.

NOVAK, Katie (2022). Quais são as Diretrizes UDL. Disponível em <https://www.novakeducation.com/blog/what-are-the-udl-guidelines?hsLang=en> Acesso em: 30 de ago. 2022.

NOVAK, Katie (2022). UDL now! (3ª ed.). Wakefield, Massachusetts: CAST Professional Publishing.

PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza (2020). Formação de professores para o desenvolvimento de práxis inclusivas baseadas no Desenho Universal para a Aprendizagem: uma pesquisa colaborativa. Tese (Doutorado em educação) – Centro de Educação, Comunicação e Artes, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2020.

RAMOS, Ana Rosa (2020). Inclusão, Desenho Universal para a Aprendizagem e Tecnologia Assistiva: concepções e reflexões dos docentes do ensino técnico. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.

SEBASTIAN-HEREDERO, Eládio; ANACHE, Adriana (2020). A percepção docente sobre conceitos, políticas e práticas inclusivas: um estudo de caso no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp.1, p. 1018–1037, 2020. DOI: 10.21723/riaee.15iesp.1.13514. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13514 Acesso em: 23 mar. 2023.

SEBASTIAN-HEREDERO, Eládio; PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; VITALIANO, Célia Regina (2022). Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA): uma abordagem inclusiva. 1 ed. São Carlos: De Castro.

THIBODEAU, Tom (2021). UDL: Fornecendo Vários Meios de Engajamento. Disponível em <https://www.novakeducation.com/blog/what-are-the-udl-guidelines?hsLang=en> Acesso em: 30 de ago. 2022.

ZERBATO, Ana Paula (2018). Desenho universal para aprendizagem na perspectiva da inclusão escolar: potencialidades e limites de uma formação colaborativa.

Downloads

Publicado

2024-11-12 — Atualizado em 2024-11-14

Versões

Edição

Seção

Fluxo contínuo