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O Desenho Universal para a Aprendizagem como opção para os planejamentos docentes da Educação Profissional e Tecnológica

Autores

Palavras-chave:

Inclusão; Acessibilidade; Aprendizagem; Planejamento.

Resumo

A crescente demanda de inclusão no contexto educacional frente à variabilidade dos estudantes, exige reflexão coletiva sobre repensar as práticas pedagógicas com vistas à aprendizagem de todos. Este estudo propõe pensar a utilização do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como opção para elaboração dos planos de aula, tornando-os acessíveis a todos os aprendizes. Objetivamos discutir as possibilidades da implementação da abordagem DUA na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no projeto de pesquisa “Integrando o Desenho Universal para a Aprendizagem às práticas pedagógicas: reflexões nas formas de pensar o ensino na educação profissional e tecnológica,” do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT), pelo IFTM, Uberaba- MG.

Biografia do Autor

Raquel, IFTM

Mestranda IFTM- Parque Tecnológico Uberaba em Educação Profissional e Tecnológica - EPT. Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos- IFTM. Graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba. Professora da Educação Básica nas redes estadual e municipal de Uberaba. Educadora Google Certificada Nível 2.

Paula, IFTM

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2001), mestrado em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia (2004), doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia (2011) e pós-doutorado em Educação pela Universidade de Coimbra - Portugal. É professora titular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, atuando nos cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio, no mestrado e doutorado do Programa de Pós Graduação Mestrado em Educação Tecnológica do IFTM, no mestrado do Programa de Pós Graduação em Rede ProfEPT. Atuou como coordenadora do curso de Licenciatura em Computação (2014-2017) e como coordenadora do mestrado ProfEPT IFTM (2017-2021). Tem interesse nas áreas: Tecnologia Educacional, Gamificação, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Educação à Distância, Programação para WEB e Acessibilidade de Produtos Educacionais.

Referências

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