Caminhos para a leitura do romance na sala de aula: curso de formação de professores

Autores

  • Selma Amaral de Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Juliana Cristina Perlotti Piunti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Maria Beatriz Gameiro Cordeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Palavras-chave:

Romances, Leitura, Literatura, Formação humanizadora e integral, Formação de professores

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar os caminhos para incluir a leitura de romances na sala de aula, apresentando, para tanto, a construção do produto educacional Ensinando a ler romances na sala de aula: percursos, vinculado à dissertação de mestrado intitulada A leitura de romances na sala de aula e sua contribuição para uma educação humanizadora e integral: proposta de formação de professores apresentada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) câmpus Sertãozinho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Parte-se da concepção de que a leitura de romances contribui para formação humanizadora, pois possibilita ao leitor conhecer as vozes sociais presentes na sociedade, de modo que, ao compreender essas vozes, compreenda melhor o mundo ao seu redor. Sendo assim, apresenta-se, como produto educacional, uma proposta de curso de formação de professores que se constitui como uma reflexão sobre o fazer docente, sugerindo encaminhamentos para o desenvolvimento de uma aula voltada para a leitura de romances que possa promover uma formação humanizadora e integral.

Referências

ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. Práticas Pedagógicas e ensino integrado. In: Reunião Nacional da ANPED, 36, 2013, Goiânia. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt09_trabalhos_pdfs/gt09_3041_texto.pdf. Acesso em: 20 jun. 2021.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão Pereira. 3.ed. São Paulo, 2000.

______. Teoria do romance I. A estilística. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015.

CIAVATTA, Maria. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral: Por que lutamos? Trabalho & Educação. Belo Horizonte, v.23, n.1, p. 187-205, jan-abr, 2014. Disponível em: <http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/Ciavatta_ensino_integrado_politecnia_educacao_omnilateral.pdf>. Acesso em: 5 nov.2019.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. 4. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul/São Paulo: Duas cidades, 2004.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2020.

DALVI, Maria Amélia. Literatura na escola: propostas didático-metodológicas. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia; JOVER-FALEIROS, Rita. Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013. p. 67-97.

EMICIDA. Ismália. Youtube. 2 nov. 2019.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4pBp8hRmynI. Acesso em: 13 jan. 2021.

FREITAS, Selma Amaral de. A leitura de romances na sala de aula e sua contribuição para uma educação humanizadora e integral: proposta de formação de professores. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, Sertãozinho, 2021.

______. Entrevista com Marisa Lajolo. [Entrevista cedida a] Selma Amaral de Freitas. Selma Amaral (canal do youtube). São Paulo. nov. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=I6tR2reOaWg . Acesso em: 02 abr. 2021.

JOUVE, Vincent. Por que estudar literatura? Trad. Marcos Bagno e Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2012.

LIMA BARRETO. Clara dos Anjos. 8. ed. São Paulo: Ática, 1995.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

RAMOS, Marise Nogueira. Ensino Médio Integrado, ciência, trabalho e cultura na relação entre educação profissional e educação básica. In: MOLL, Jaqueline et al. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010. (p.42-57).

REZENDE, Neide Luzia. O ensino de literatura e a leitura literária. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia; JOVER-FALEIROS, Rita. Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013. p. 99-111.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 1995.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Edição

Seção

Artigos Científicos