Educação financeira: uma análise comparada dos currículos de ensino técnico integrado ao médio nas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo

Autores

  • Adriana Bertoldi Carreto de Castro Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
  • Paulo Constantino Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Palavras-chave:

Educação financeira, educação econômica, currículos, educação profissional, educação comparada.

Resumo

A educação econômica e financeira vem sendo incentivada como política pública devido a sua relevância e impacto sobre os indivíduos e suas famílias. Este trabalho tem como objetivo comparar as propostas curriculares do ensino técnico integrado ao ensino médio nas Etecs do Centro Paula Souza, considerando a presença da temática nas planificações curriculares e competências ligadas à educação financeira. A investigação é de natureza qualitativa e exploratória, baseada em pesquisa documental, com o emprego do instrumental da Educação Comparada sobre os textos selecionados. Os resultados mostraram que nos 16 cursos analisados, a educação econômica e financeira é abordada de maneira transversal, com presença discreta entre as competências discentes demandadas nos documentos.

Biografia do Autor

Adriana Bertoldi Carreto de Castro, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Professora da Fatec Jahu. Professora e pesquisadora da CPRJI - CEETEPS.

Paulo Constantino, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Professor e pesquisador na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS

Referências

ADAMSON, B.; MORRIS, P. Comparações entre currículos. In: BRAY, M.; ADAMSON, B.; MASON, M. Pesquisa em Educação Comparada: abordagens e métodos. Brasília: Liber Livro, 2015. p.345-368.
ARAÚJO, F. A. L.; SOUZA; M. A. P. Educação financeira para um Brasil sustentável: evidências da necessidade de atuação do Banco Central do Brasil em educação financeira para o cumprimento de sua missão. Trabalhos para Discussão, n° 280, jun, 2012. Brasília: Banco Central, 2012. p. 01-52.
BEREDAY, G. Z. F. Comparative Method in Education. New York: Holt, Rinehart & Winston, 1964.
BRASIL. Estratégia Nacional de Educação Financeira. 2017. Disponível em: http://www.vidaedinheiro.gov.br/Enef/Default.aspx. Acesso em: 12 nov. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. [Website]. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 28 set. 2021.
BRASIL. Ministério da Economia / Banco do Brasil. Divulga princípios e diretrizes para a implementação da Nova Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), 2021. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/comunicado-fbef-n-1/2021-de-20-de-maio-de-2021-321333672. Acesso em: 12 nov. 2021.
CASTRO, A. B. C. Educação econômica e financeira: da formação escolar à capacitação familiar. Brazilian Journal of Development, v.7, n.7, p. 69147-69154, 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/32648. Acesso em: 12 nov. 2021.
CASTRO, A. B. C.; CASTRO, S. A educação econômica e financeira: proposta de diretrizes pedagógicas para o ensino superior tecnológico. Brazilian Journal of Development, v.7, n.9, p. .90691-90706, 2021a. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/36099. Acesso em: 12 nov. 2021.
CASTRO, A. B. C.; CASTRO, S. A alfabetização econômica e financeira no ensino superior tecnológico brasileiro. In: Anais do CUICIID - Congreso Universitario Internacional sobre Contenidos, Investigación, Innovación e Docencia, 11, 2021b.
CEE. [São Paulo]. Parecer CEE nº 162, de 10 de outubro de 2018. Fixa Diretrizes para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo. Indicação CEE nº 169, de 10 de outubro de 2018. Diário Oficial do Estado. Publicado em 13 de novembro de 2018. São Paulo, SP, 2018. Disponível em: iage.fclar.unesp.br/ceesp/textos/2018/1301925-18-CEE-13-16-Delib-162-Indic-169-18.pdf. Acesso em: 12 nov. 2021.
CEETEPS. Plano de curso - Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. Plano 213. Circulação restrita. São Paulo: CEETEPS, 2012.
CEETEPS. Quem somos. [Website]. Disponível em: https://www.cps.sp.gov.br/sobre-o-centro-paula-souza/. 2021. Acesso em: 12 nov. 2021.
DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. Comitê Nacional da Educação Financeira. Disponível em: http://www.vidaedinheiro.gov.br/wp-content/uploads/2018/03/2018.02.28-Delibera%C3%A7%C3%A3o-CONEF-n%C2%BA-19-Diretrizes-EF-nas-Escolas.pdf. Acesso em: 12 nov. 2021.
GFAC. Centro Paula Souza. Plano de curso 213 - Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. Circulação restrita. São Paulo: CPS, 2020.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HOFFMANN, A. A. Educação financeira. [Apresentação em painel de encerramento de evento]. 2010. Disponível em: http://www.febraban.org.br/7Rof7SWg6qmyvwJcFwF7I0aSDf9jyV/sitefebraban/Alvir%20Hoffmann.pdf. Acesso em: 12 nov. 2021.
HOFMANN, R. M; MORO, M. L. F. Educação matemática e educação financeira: perspectivas para a ENEF. Zetetiké, v. 20, n. 2, p. 37-54, 2013.
MANZON, M. Comparações entre lugares. In: BRAY, M.; ADAMSON, B.; MASON, M. Pesquisa em Educação Comparada: abordagens e métodos. Brasília: Liber Livro, 2015. p.127-168
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Saraiva, 2010.
ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. [OECD]. OECD Project on Financial Education. Washington: OECD, 2009a.
ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. [OECD]. The brazilian work on a National Strategy for Financial Education. Washington: OECD, 2009b. Disponível em: http://www.oecd.org/finance/financial-education/44265293.pdf. Acesso em: 12 nov. 2021.
ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. [OECD]. Core competencies framework on financial literacy for youth. Paris: OECD, 2015.
ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. [OECD]. PISA 2018 Results (Volume IV): Are Students Smart about Money? Paris: OECD Publishing, 2020.
SÃO PAULO. Novotec Integrado [Website]. 2021. Disponível em: http://www.novotec.sp.gov.br/Curso/Modalidade/NovotecIntegrado. Acesso em: 04 nov. 2021.
SÃO PAULO. São Paulo lança programa de ensino técnico profissionalizante Novotec. 01 mar. 2019. Disponível em: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/governo-de-sp-lanca-programa-de-ensino-tecnico-profissionalizante-novotec/. Acesso em: 12 nov. 2021.
SCHRIEWER, J. Pesquisa em educação comparada sob condições de interconectividade global. São Paulo: Oikos, 2018.
SEMANAENEF. 8ª Semana Nacional da Educação Financeira. [Website]. 2021. Disponível em: https://semanaenef.gov.br/. Acesso em: 12 nov. 2021.
THEODORO, F.R.F. et al. A educação Econômico-Financeira como tema transversal nos cursos de Tecnologia. In: Anais do Workshop de Pós-Graduação do Centro Paula Souza. Disponível em: http://www.portal.cps.sp.gov.br/pos-graduacao/workshop-de-pos-graduacao-e-pesquisa/anais/2010/trabalhos/gestao-e-desenvolvimento-da-formacao-tecnologica/trabalhos-completos/theodoro-flavio-roberto-faciolla.pdf.. Acesso em: 12 nov. 2021. p. 01-09.
WORLD BANK. No Brasil, jovens apostam em trabalho e qualificação para superar a extrema pobreza. 2013. Disponível em: http://www.worldbank.org/pt/news/feature/2013/06/13/Brazil-education-vocational-training-create-jobs-fight-extreme-poverty. Acesso em: 12 nov. 2021.

Downloads

Publicado

2022-08-19