Contribuições de um projeto de extensão para a formação omnilateral: relato de uma experiência

Autores

  • Natália Ellen Castilho de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Marisa Sperra Clementino
  • Joyce Helena Ferreira dos Santos
  • Andreia de Alcantara Cerizza
  • Heloisa Bressan Gonçalves
  • Ricardo Castro de Oliveira

Palavras-chave:

Educação, Ensino médio integrado, Projeto de extensão, Formação omnilateral

Resumo

A formação omnilateral consiste em uma concepção voltada para o desenvolvimento integral do ser humano. Neste sentido, é crescente o emprego de conceitos e práticas inerentes a omnilateralidade na Educação, em especial nas escolas ao buscarem proporcionar uma formação em sua completude aos estudantes. Este trabalho apresenta o relato de uma experiência que evidencia algumas contribuições que o desenvolvimento de projetos extracurriculares pode proporcionar para a formação omnilateral dos estudantes. O trabalho baseou-se nos desdobramentos gerados a partir da participação de uma estudante do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio no desenvolvimento de um projeto de extensão, cujo objetivo consistia na elaboração de jogos didáticos voltados ao ensino de Astronomia no Ensino Fundamental II. Os resultados descritos referem-se ao acompanhamento, pela coordenadora do projeto, das atividades realizadas pela estudante durante a sua execução e de uma entrevista, na qual relatou as possíveis contribuições para a sua formação pessoal e profissional. Espera-se que este relato possa suscitar reflexões tanto nos estudantes quanto nos professores a respeito da importância dos projetos extracurriculares para a formação integral dos estudantes.

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Publicado

2022-12-28

Edição

Seção

Relatos de Experiência