A avaliação na escola: a importância do feedback na avaliação formativa

Autores

  • Belchior Ribeiro Leite IFB - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília.
  • Rosa Amélia Pereira da Silva IFB - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília.

Palavras-chave:

Avaliação Formativa, Feedback, Autoavaliação, Autorregulação, Planejamento.

Resumo

O presente trabalho pretende discutir acerca da importância do feedback como uma estratégia para a avaliação formativa. Considera-se essencial realizar reflexões sobre as concepções de avaliação formativa; apresentar os principais conceitos de feedback e identificar o papel do feedback para a avaliação formativa, uma vez que o processo avaliativo deve acompanhar o processo de aprendizagem. De acordo com a literatura analisada, o feedback pode ser considerado um importante elemento de cunho pedagógico para a avaliação formativa. Para a realização da pesquisa, buscou-se fazer uma análise bibliográfica descritiva, enquadrada na abordagem qualitativa em livros de renomados autores na área da avaliação educacional e em artigos de pesquisadores sobre a temática em estudo. A partir dessa bibliografia, compreendemos que o feedback, como prática na avaliação formativa, contribui para que os alunos se tornem mais autônomos, participativos, compromissados pelas suas aprendizagens, sendo capazes da autoavaliação e da gestão de seus estudos e mais competentes cognitivas e metacognitivamente.

Biografia do Autor

Belchior Ribeiro Leite, IFB - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília.

 Mestre em Educação Profissional e Tecnológica no IFB – Instituto Federal de Brasília, Campus Brasília. belchior.ribeiro@gmail.com  

Rosa Amélia Pereira da Silva, IFB - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília.

Mestre e doutora em Literatura e Práticas Sociais pela UnB, pós-doutora em Literatura Moderna pela USP, professora do programa de Pós-graduação em Rede – ProfEPT – campus Brasília. rosa.amelia@etfbsb.edu.br

Referências

AULETE, Caldas. Minidicionário contemporâneo da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.
BORDENAVE, Juan E. Díaz. O que é comunicação? São Paulo: Editora Brasiliense, 1982.
BORGES, Marcos C.; MIRANDA, Carlos H.; SANTANA, Rodrigo C.; BOLLELA, Valdes R. Avaliação formativa e feedback como ferramenta de aprendizado na formação de profissionais da saúde. Medicina (Ribeirão Preto), v. 43, n. 03, nov. 2014. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86685. Acesso em: 24 de novembro de 2020.
FERNANDES, Domingos. Avaliar para Aprender: Fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: Editora Unesp, 2009.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1967.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito e desafio. 46ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2019.
KROEFF, Renata Fischer da Silveira; SANTOS, Cremilde Mendes dos. As contribuições do feedback no processo de avaliação formativa. Revista Multidisciplinar da Educação, v.5, nº11, p.20-39, mai/ago, 2018.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. 22ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
RAMALHO, Henrique; ROCHA, João; LOPES, Alexandra. Interações aluno/professor: percepções sobre o feedback pedagógico. Revista Psicologia em Pesquisa, v.14, n. 01, jan./abr. 2020.
SANT’ANNA, Ilza Marins. Por que avaliar? Como avaliar? Critérios e Instrumentos. 11ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
TREVISANI, Fernando de Mello. A importância do Feedback na visibilidade da aprendizagem. Revista Pátio Ensino Médio, Profissional e Tecnológico, Porto Alegre, ano X, n. 39, dez. 18/fev. 2019.
WILLIAMS, Richard L. Preciso saber se estou indo bem: uma história sobre a importância de dar e receber feedback. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.
ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Edição

Seção

Artigos Científicos