Percepções de pibidianos após a elaboração de suas primeiras aulas: o programa tem cumprido seus objetivos?

Autores

  • Fernanda Welter Adams Instituto Federal Goiano/Campus Morrinhos
  • Scarlet Dandara Borges Alves Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão
  • Simara Maria Tavares Nunes Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão

Palavras-chave:

Recursos didáticos, Metodologias Diversificadas, Pibid, Iniciação à Docência.

Resumo

As Universidades possuem hoje programas como o Pibid que tem como objetivo a melhoria na formação inicial e a valorização dos profissionais da educação, através do desenvolvimento de metodologias e recursos didáticos. Para avaliar as experiências dos bolsistas utilizando-se da pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de construção de dados o questionário. Sondou-se a experiência na elaboração das primeiras aulas de pibidianos dos Cursos de Licenciatura em Química, Matemática, História, Geografia e Biologia. Percebeu-se que os subprojetos preocupam-se com a formação inicial, garantindo aos pibidianos as mais diversas experiências a fim de construir a sua identidade docente baseada na formação cidadã/crítica e no trabalho em equipe.

Biografia do Autor

Fernanda Welter Adams, Instituto Federal Goiano/Campus Morrinhos

Mestre em Educação pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão com pesquisa na linha Práticas Educativas, Políticas Educacionais e Inclusão sob orientação da Profª Dra. Dulcéria Tartuci. Atua no Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Práticas Educativas e Inclusão (Neppein) onde tem se dedicado a pesquisar sobre a Formação de Professores de Ciências da Natureza na perspectiva da educação especial e inclusão escolar.. Especialista em " Metodologias do Ensino da Química" pela AVM Faculdade Integrada.Graduada Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão em 26 de agosto de 2014. Desenvolveu pesquisa na área de Ensino de Química, com ênfase em Jogos Didáticos. Bolsistas CAPES.

Scarlet Dandara Borges Alves, Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Goiás (2015). Atualmente é professora da rede municipal (Escola Municipal Nilda Margon Vaz) e professora substituta da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão.Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: pibid, educação ambiental, experiência, formação diferenciada e formação de professores.

Simara Maria Tavares Nunes, Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão

Licenciada (1995) e Bacharel (2002) em Química, Mestre (1999) e Doutora em Ciências (2003) - Área de Concentração Química - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, na área de Ensino de Química e Química Geral, professora colaboradora do Mestrado em Química da mesma unidade. Foi Coordenadora Geral de Estágios da Regional Catalão (2012-2014) e Coordenadora de área do Pibid (2009 - 2014). Desenvolve projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão na Área de Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Formação de Professores e o papel da extensão nessa formação inicial

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Publicado

2019-12-20

Edição

Seção

Fluxo contínuo