Percepções de pibidianos após a elaboração de suas primeiras aulas: o programa tem cumprido seus objetivos?

Autores

  • Fernanda Welter Adams Instituto Federal Goiano/Campus Morrinhos
  • Scarlet Dandara Borges Alves Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão
  • Simara Maria Tavares Nunes Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão

Palavras-chave:

Recursos didáticos, Metodologias Diversificadas, Pibid, Iniciação à Docência.

Resumo

As Universidades possuem hoje programas como o Pibid que tem como objetivo a melhoria na formação inicial e a valorização dos profissionais da educação, através do desenvolvimento de metodologias e recursos didáticos. Para avaliar as experiências dos bolsistas utilizando-se da pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de construção de dados o questionário. Sondou-se a experiência na elaboração das primeiras aulas de pibidianos dos Cursos de Licenciatura em Química, Matemática, História, Geografia e Biologia. Percebeu-se que os subprojetos preocupam-se com a formação inicial, garantindo aos pibidianos as mais diversas experiências a fim de construir a sua identidade docente baseada na formação cidadã/crítica e no trabalho em equipe.

Biografia do Autor

  • Fernanda Welter Adams, Instituto Federal Goiano/Campus Morrinhos
    Mestre em Educação pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão com pesquisa na linha Práticas Educativas, Políticas Educacionais e Inclusão sob orientação da Profª Dra. Dulcéria Tartuci. Atua no Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Práticas Educativas e Inclusão (Neppein) onde tem se dedicado a pesquisar sobre a Formação de Professores de Ciências da Natureza na perspectiva da educação especial e inclusão escolar.. Especialista em " Metodologias do Ensino da Química" pela AVM Faculdade Integrada.Graduada Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão em 26 de agosto de 2014. Desenvolveu pesquisa na área de Ensino de Química, com ênfase em Jogos Didáticos. Bolsistas CAPES.
  • Scarlet Dandara Borges Alves, Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão
    Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Goiás (2015). Atualmente é professora da rede municipal (Escola Municipal Nilda Margon Vaz) e professora substituta da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão.Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: pibid, educação ambiental, experiência, formação diferenciada e formação de professores.
  • Simara Maria Tavares Nunes, Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão
    Licenciada (1995) e Bacharel (2002) em Química, Mestre (1999) e Doutora em Ciências (2003) - Área de Concentração Química - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, na área de Ensino de Química e Química Geral, professora colaboradora do Mestrado em Química da mesma unidade. Foi Coordenadora Geral de Estágios da Regional Catalão (2012-2014) e Coordenadora de área do Pibid (2009 - 2014). Desenvolve projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão na Área de Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Formação de Professores e o papel da extensão nessa formação inicial

Referências

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Publicado

20-12-2019

Edição

Seção

Fluxo contínuo