Percepções de pibidianos após a elaboração de suas primeiras aulas: o programa tem cumprido seus objetivos?

Autores

  • Fernanda Welter Adams Instituto Federal Goiano/Campus Morrinhos
  • Scarlet Dandara Borges Alves Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão
  • Simara Maria Tavares Nunes Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão

Palavras-chave:

Recursos didáticos, Metodologias Diversificadas, Pibid, Iniciação à Docência.

Resumo

As Universidades possuem hoje programas como o Pibid que tem como objetivo a melhoria na formação inicial e a valorização dos profissionais da educação, através do desenvolvimento de metodologias e recursos didáticos. Para avaliar as experiências dos bolsistas utilizando-se da pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de construção de dados o questionário. Sondou-se a experiência na elaboração das primeiras aulas de pibidianos dos Cursos de Licenciatura em Química, Matemática, História, Geografia e Biologia. Percebeu-se que os subprojetos preocupam-se com a formação inicial, garantindo aos pibidianos as mais diversas experiências a fim de construir a sua identidade docente baseada na formação cidadã/crítica e no trabalho em equipe.

Biografia do Autor

Fernanda Welter Adams, Instituto Federal Goiano/Campus Morrinhos

Mestre em Educação pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão com pesquisa na linha Práticas Educativas, Políticas Educacionais e Inclusão sob orientação da Profª Dra. Dulcéria Tartuci. Atua no Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Práticas Educativas e Inclusão (Neppein) onde tem se dedicado a pesquisar sobre a Formação de Professores de Ciências da Natureza na perspectiva da educação especial e inclusão escolar.. Especialista em " Metodologias do Ensino da Química" pela AVM Faculdade Integrada.Graduada Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão em 26 de agosto de 2014. Desenvolveu pesquisa na área de Ensino de Química, com ênfase em Jogos Didáticos. Bolsistas CAPES.

Scarlet Dandara Borges Alves, Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Goiás (2015). Atualmente é professora da rede municipal (Escola Municipal Nilda Margon Vaz) e professora substituta da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão.Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: pibid, educação ambiental, experiência, formação diferenciada e formação de professores.

Simara Maria Tavares Nunes, Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão

Licenciada (1995) e Bacharel (2002) em Química, Mestre (1999) e Doutora em Ciências (2003) - Área de Concentração Química - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, na área de Ensino de Química e Química Geral, professora colaboradora do Mestrado em Química da mesma unidade. Foi Coordenadora Geral de Estágios da Regional Catalão (2012-2014) e Coordenadora de área do Pibid (2009 - 2014). Desenvolve projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão na Área de Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Formação de Professores e o papel da extensão nessa formação inicial

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Baconcini. Educação, projetos, tecnologia e conhecimento. São Paulo: PROEM, 2001.
BOGDAN, Robert., BIKLEN, Sari. Características da investigação qualitativa. In: Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Porto Editora, 1994.
BRASIL, MEC. CONAE-Conferência Nacional de Educação. Portaria nº 260, de 30 de dezembro de 2010. Normas gerais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid, 2010.
BRZEZINSKI, Ria. Notas sobre o currículo na formação de professores: Teoria e prática. Brasília: UNB, 1994.
DELIZOICOV, Demétrio., ANGOTTI, José André., PERNAMBUCO, Maria Marta. Ensino de Ciências: Fundamentos e métodos. São Paulo, São Paulo: Editora Cortez, 2002.
ENS, Romilda Trodoro., Significados da pesquisa segundo alunos e professores de um curso de pedagogia. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
IMBERNÓN, Francisco. A Educação no século XXI: Os desafios do futuro imediato. Porto Alegre: Artmed, 2001. KODJAOGLANIAN, Vera Lúcia. Guia Pedagógico do Acadêmico do Curso de psicologia. Campo Grande: Editora UNIDERP, 2000.
LAKATOS, Eva Maria., MARCONI. Mariana de Andrade. Fundamentos de metodologias cientificas. 3° Ed. São Paulo: Atlas, 1991.
MIRANDA, Juliana Lourenço.; ELIAS, Robson Cândido.; FARIA, Rômulo Mendes.; SILVA, Valquíria Lazaro da.; FELÌCIO, Wanély Aires de Sousa. Teatro e a Escola: funções, importâncias e práticas. Revista CEPPG – CESUC – Centro de Ensino Superior de Catalão, Ano XI, Nº 20, p. 172-181, 1º Semestre/2009.
NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. 3. Ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
PIMENTA, Selma. Garrido., LIMA, Maria. Socorro. Lucema. Estágio e Docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
PIMENTA, Selma. Garrido. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez. 1999.
ROSA, Rosemar. Trabalho docente: Dificuldades apontadas pelos professores no uso das tecnologias. In: Anais do VII Encontro de Pesquisa em Educação, Uberaba – Minas Gerais, 2013.
SHIROMA, Eneida Oto., EVANGELISTA. Olinda. A colonização da utopia nos discursos sobre profissionalização docente. Perspectiva, Florianópolis, v. 22, n. 02, p. 525-545, 2004.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Edição

Seção

Artigos Científicos