A literatura na perspectiva sociointeracionista para a Educação do Campo

Autores

  • Elisangela Rodrigues Souza Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

Palavras-chave:

Sociointeracionismo, Literatura, Educação do campo.

Resumo

Este estudo é parte inicial de uma pesquisa de mestrado que pretende investigar as políticas públicas de fomento à leitura literária, princípios e materializações na Educação Do Campo. A proposta percorre da preocupação em salientar a formação estética promovida pelas práticas do ensino literário, em relação à formação política idealizada pela mesma. Assume-se a concepção de Educação Do Campo na perspectiva de formação Omnilateral, e das práticas literárias como incentivadora do acesso ao universo esteticamente elaborado compreendendo o dialogismo bakhtiniano e sociointeracionismo na formação humana. Questiona-se: como desenvolver a leitura literária a partir de práticas sociais de leitura na realidade campesina? A proposta é contribuir com reflexões teórico-metodológicas no ensino da literatura via práticas sociais contemplando as Diretrizes Educacionais do Campo paranaense (2006) e Diretrizes Educacionais da Língua Portuguesa do Paraná (2008), norteadoras do processo ensino-aprendizagem. O estudo demonstra a leitura crítica como atributo da formação integral do sujeito.

Biografia do Autor

Elisangela Rodrigues Souza, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

Formada em Pedagogia pela Unicentro.Mestranda em Educação na área de Políticas Educacionais - UNICENTRO.

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Publicado

2019-12-20

Edição

Seção

Fluxo contínuo