UM ESTUDO SOBRE O BAIXO ÍNDICE DE APROVAÇÃO NAS DISCIPLINAS DE CÁLCULO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - CAMPUS RIO PARANAÍBA

Autores

  • José Francisco Gontijo Júnior
  • Vagner Rodrigues de Bessa
  • Miguel Júnior Cezana

Palavras-chave:

Cálculo. Índice de aprovação. Processo ensino-aprendizado. Educação.

Resumo

A partir do baixo índice de aprovação, que, historicamente, se tem verificado nas disciplinas de Cálculo, do campus de Rio Paranaíba, surge-se a motivação para investigar os principais fatores influenciadores neste baixo nível de rendimento escolar. A partir da motivação inicial, foi analisado o resultado dos estudantes que estiveram matriculados nas disciplinas CRP 191 e CRP 199 no ano de 2011. Com os dados levantados foi possível identificar os índices de reprovação por disciplina e por curso, além de observar a faixa de notas com que os estudantes finalizaram o semestre. Posteriormente, foi aplicado um questionário aos alunos matriculados nas mesmas disciplinas do semestre 2012/1, a fim de caracterizar os alunos que ingressam na universidade e se matriculam nestas matérias. Com os resultados preliminares levantados pôde-se avaliar a realidade do processo de ensino-aprendizagem e propor algumas medidas na tentativa de amenizar estes altos índices de reprovação e oferecer um ensino de qualidade para os alunos. Por fim, no primeiro semestre de 2015, foi realizada uma nova avaliação dos índices de reprovação a fim de avaliar o panorama atual do campus após as mudanças propostas. 

Biografia do Autor

José Francisco Gontijo Júnior

Discente do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Viçosa, Campus de Rio Paranaíba (UFV-CRP). 

Vagner Rodrigues de Bessa

Doutor em Matemátca pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Matemátca pela Universidade de Brasília (UnB), Bacharel em Matemátca pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Professor Adjunto da Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba (UFV-CRP). 

Miguel Júnior Cezana

Doutor em Matemátca pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Matemátca pela Universidade de Brasília (UnB), Licenciado em Matemátca pela Universidade Federal do Espírito Santo, Professor Adjunto Universidade Federal de  Viçosa, Campus Rio Paranaíba (UFV-CRP).

Referências

BARBOSA, M. O insucesso no ensino e aprendizagem na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Universidade Federal do Paraná. Dissertação de Mestrado, 2009.

BRIGNOL, M. B. Reprovação em Matemática 1: fatores que interferem. Universidade Católica de Brasília. Dissertação de Mestrado, 2004.

CURY, H.N. Aprendizagem em Cálculo: uma experiência com avaliação formativa. In: XXVIII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. Santo Amaro, 2005.

D’AMBROSIO, U. Conteúdo nos cursos de formação de professores de matemática. Disponível em <http://vello.sites.uol.com.br/conteudo.htm>. Acesso em 28.maio.2012.

DURAN, D.; VIDAL, V. Tutoria aprendizagem entre iguais da teoria à prática. São Paulo: ABDR. 2007.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

FLEMMING, D.M.; LUZ, E.F. Tendências atuais no ensino das disciplinas da área de matemática nos cursos de engenharia. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, Natal, 1999.

FREIRE, P. Educação como Prática de Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

HERNANDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre, ArtMed, 1998.

LOPES, A. Algumas reflexões sobre a questão do alto índice de reprovação nos cursos de Cálculo da UFRGS. Sociedade Brasileira de Matemática. Rio de Janeiro, n.26/27, p.123-146, jun./dez. 1999. (Matemática Universitária).

MACHADO, N. J. Epistemologia e didática. São Paulo, Cortez, 1995.

MACHADO, O. A. Evasão de alunos de cursos superiores: fatores motivacionais e de contexto. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2005, 140 p.

MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

NASCIMENTO, J.L. Matemática: conceitos e pré-conceitos. In: Educação em Engenharia: metodologia (Pinto, D.P. e Nascimento, J.L, eds) pp 247-295, São Paulo: Mackenzie, 2002.

SOARES, E.M.S.; SAUER, L.Z. Um novo olhar sobre a aprendizagem de matemática para a engenharia. In: Disciplinas matemáticas em cursos superiores. (Cury, H.N. ed) pp 245-270, Porto Alegre: Edipucrs, 2004.

Downloads

Publicado

2015-12-21

Edição

Seção

Ensino