UM ESTUDO SOBRE O BAIXO ÍNDICE DE APROVAÇÃO NAS DISCIPLINAS DE CÁLCULO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - CAMPUS RIO PARANAÍBA
Palavras-chave:
Cálculo. Índice de aprovação. Processo ensino-aprendizado. Educação.Resumo
A partir do baixo índice de aprovação, que, historicamente, se tem verificado nas disciplinas de Cálculo, do campus de Rio Paranaíba, surge-se a motivação para investigar os principais fatores influenciadores neste baixo nível de rendimento escolar. A partir da motivação inicial, foi analisado o resultado dos estudantes que estiveram matriculados nas disciplinas CRP 191 e CRP 199 no ano de 2011. Com os dados levantados foi possível identificar os índices de reprovação por disciplina e por curso, além de observar a faixa de notas com que os estudantes finalizaram o semestre. Posteriormente, foi aplicado um questionário aos alunos matriculados nas mesmas disciplinas do semestre 2012/1, a fim de caracterizar os alunos que ingressam na universidade e se matriculam nestas matérias. Com os resultados preliminares levantados pôde-se avaliar a realidade do processo de ensino-aprendizagem e propor algumas medidas na tentativa de amenizar estes altos índices de reprovação e oferecer um ensino de qualidade para os alunos. Por fim, no primeiro semestre de 2015, foi realizada uma nova avaliação dos índices de reprovação a fim de avaliar o panorama atual do campus após as mudanças propostas.Referências
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