MARCAS E TRAJETÓRIAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL PARTE 2: DAS ESCOLAS DE APRENDIZES ARTÍFICES À REFORMA CAPANEMA

Autores

  • Ana Clédina Rodrigues Monteiro Universidade Federal de São Paulo - UNESP
  • Ana Lúcia Braz Dias Central Michigan University
  • Célia Maria Carolino Pires Pontifíca Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP
  • Harryson Júnio Lessa Gonçalves Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Palavras-chave:

Educação Profissional, História da Educação, Educação Brasileira

Resumo

Este artigo tem como objetivo caracterizar elementos da evolução da EducaçãoProfissional no período histórico compreendido entre a criação das Escolas de Aprendizes Artífices (1909) à Reforma Capanema (anos 40 e 50). Para tanto, tem-se como elemento norteador da análise elementos sociais e pedagógicos das referidas reformas educacionais. Ressalta-se que tal período de análise é marcado por momentos que marcaram a trajetória histórica da atual Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). O estudo foi delineado como pesquisa qualita tiva de natureza fenomenológica, no qual os dados foram coletados e organizados a partir de revisão da literatura especializada e de documentos históricos (legislações).

Referências

BRANDÃO, Marisa. Da arte do ofício à ciência da indústria: a conformação do capitalismo industrial no Brasil vista através da educação profissional. In: SENAC. Boletim Técnico do SENAC. São Paulo, vol.3, no 25, 1999. Disponível em: <http://www.senac.br/ informativo/bts/253/boltec253b.htm>. Acesso em: 01 mar. 2011.
BRASIL, Lei no 378, de 13 de janeiro de 1937: dá nova, organização ao Ministério da Educação e Saúde Publica. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1930-1949/l0378.htm>. Acesso em: 23 fev. 2013.
BRASIL, Constituição (1937): Constituição dos Estados Unidos do Brasil-10 de novembro de 1937. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao37.htm>. Acesso em: 23 fev. 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Governo Federal. Expansão da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. Disponível em: <http://redefederal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=501&Itemid=166>. Acesso em: 13 mai. 2011.
CUNHA, Luiz Antônio. O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização. São Paulo: Unesp, Brasília: Flacso, 2000.
FONSECA, Celso Suckow da. História do ensino industrial no Brasil. Rio de Janeiro: SENAI, Vol.1, 1986.
FRAJUCA, Carlos; MAGALHÃES, Nadja Simão. Retrospectiva histórica da legislação que criou a rede
federal de educação profissional e tecnológica. Revista Sinergia, São Paulo, v. 10, n. 2, p.91-105, jul./dez. 2009. Semestral.
GOMES, Luiz Claudio Gonçalves. Imagens não contidas: Escola de Aprendizes Artífices de Campos (1910-1942). Dissertação (Mestrado em Educação). Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2004.
GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa. A educação profissional e o ensino de matemática: conjunturas para uma abordagem interdisciplinar. 178 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: São Paulo, 2012.
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. "Reforma Francisco Campos" (verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira-EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2002a. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp>. Acessado em 23 fev. 2013.
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. "Reforma Capanema" (verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira-EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2002b. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp>. Acessado em 23 fev. 2013.
PIRES, Célia Maria Carolino. Educação matemática e sua influência no processo de organização e desenvolvimento curricular no Brasil. In: Bolema, Rio Claro, v. 29, no 21, pp.13-42, abr. 2008. Quadrimestral.
SAMPAIO, Juarez Silva. O componente curricular educação física no Ensino Médio integrado da Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês/BA. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: Seropédica, 2010.

Downloads

Edição

Seção

Educação Profissional