O ENSINO MÉDIO PÚBLICO E A POLÍTICA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO HUMANA PLENA

Autores

  • Darlan Marcelo Delgado Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP

Palavras-chave:

Política Educacional, Política de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ensino Médio

Resumo

O artigo aborda a política educacional do Ensino Médio no contexto das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para esse nível de ensino. Empregaram-se análises de dados sobre matrículas e população em idade escolar referentes ao Estado de São Paulo e a região de São João da Boa Vista-SP, além de análise documental de textos do Ministério da Educação (MEC). Verificou-se que as matrículas ocorrem majoritariamente na rede pública de ensino, cabendo, então, às políticas públicas o duplo desafio de ampliar a oferta de vagas e de proporcionar uma formação humana plena, para a vida social e para o trabalho, no cenário de uma sociedade intensiva em conhecimento técnico-científico.

Referências

ADORNO, Thedodor W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPED). Por um plano nacional de educação (2011-2020) como política de Estado. Rio de Janeiro: Armazém das Letras Gráfica e Editora Ltda, 2010.
BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE). Livro Azul da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável. Brasília, DF: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2010a. 99 p.
______. Consolidação das Recomendações da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável: conferências nacional, regionais e estaduais e fórum municipal de C,T&I. Brasília, DF: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2010b. 119 p.
______. Sessão Plenária 4: Educação e C,T&I – educação de qualidade desde a primeira infância. Brasília, DF: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2010c. (Textos para discussão/Documento preliminar). 128 p.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Plano Brasil Maior 2011-2014.
Brasília, DF: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, 2011. 24 p. Disponível em: <http://www.brasilmaior.mdic.gov.br/>. Acesso em: fev. 2012.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Educação (CNE), Câmara de Educação Básica (CEB). Resolução nº 2, de 30 de janeiro de 2002. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, DF: 31 jan. 2012b. Seção 1, p. 20.
______. Parecer nº 5, de 04 de maio de 2011. Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
Diário Oficial da União, Brasília, DF: 24 jan. 2012a. Seção 1, p. 10.
BRASIL. Senado Federal, Secretaria Especial de Editoração e Publicações, Subsecretaria de Edições Técnicas. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/legislacao/const/con1988/CON1988_29.03.2012/index.shtm>. Acesso em: jun.2012.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Legislação educacional brasileira. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
KUENZER, Acácia Zeneida (org.). Ensino médio: construindo uma proposta para os que vivem MARCUSE, Herbert. Ideologia da sociedade industrial. Rio de Janeiro, RJ: Zahar Editores, 1967.
SANDER, Benno.
Administração da educação no Brasil: genealogia do conhecimento. Brasília, DF: Líber Livro, 2007.
SÃO PAULO. Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE). Informações dos Municípios Paulistas – IMP. Disponível em:<http://www.seade.gov.br/produtos/imp/>. Acesso em: agosto 2012.
UNESCO (Representação no Brasil). Ciência, Tecnologia e Cidadania: desafios para a sociedade. Brasília, DF: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, União Europeia, Presidência da União Europeia e Universia, 2010. Disponível em: <http://www.unesco.org/en/brasilia/resources-services/publications/search-in-the-catalog/>. Acesso em: nov. 2010. (Texto para Discussão BR/2010/PI/H/12).

Downloads

Edição

Seção

Ensino